O revolucionário James Webb chega ao seu destino

No dia de Natal, o Telescópio Espacial James Webb descolou da Terra e enfrentou uma viagem de um milhão de milhas (1,5 milhões de quilómetros) até ao seu destino final, onde pretende fazer novas observações inovadoras do universo primordial. Mas com objetivos científicos tão ambiciosos, mais de 25 anos de trabalho e 10 mil milhões de dólares gastos, muito estava em jogo.

Passado um mês, o telescópio James Webb chegou à sua órbita final. A viagem foi, como seria de esperar atribulada, depois de não poder ser lançado inteiro, no dia 8 de janeiro, atingiu a sua configuração normal, depois de ter alterado a sua forma. Até atingir a sua forma, muita foi a ansiedade, já que caso não decorresse como o planeado, toda a missão estaria comprometida.

Agora, passaram exatamente trinta dias, e o telescópio vai realizar “observações de estrelas antigas e galáxias distantes”. Em comunicado, Bill Ochs, o gestor de projeto da NASA, anunciou que “no último mês, o JWST (James Webb Space Telescope) tem alcançado sucessos impressionantes e é um tributo a todos os que passaram muitos anos e mesmo décadas a trabalhar para o êxito da missão”.

De acordo como o The Verge, o JWST encontra-se no ponto L2 e por lá ficará nos próximos anos, visto ser uma posição estável. Fará, contudo, pequenos ajustes de 20 em 20 dias, sendo apenas necessário ligar os seus propulsores durante dois a três minutos. “É como estar sentado numa sela de um cavalo. Numa sela, estamos quase estáveis”, refere Jean-Paul Pinaud, que lidera as operações do projeto na Northrop Grumman, principal fornecedor desta missão.

Uma das vantagens de estar sempre no ponto L2 em relação à Terra, é que o telescópio estará a uma distância constante durante o tempo todo, o que significa que pode estar em contato constante com o observatório.

Os ajustes vão determinar o tempo em que JWST pode permanecer ativo no espaço, mas a expectativa é que a missão se dê por concluída entre dez a vinte anos, altura em que o combustível também se irá esgotar.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui