Empresa lunar Intuitive Machines faz primeira missão após o lançamento da SpaceX

O módulo lunar Nova-C da Intuitive Machines foi lançado da Flórida no foguetão Falcon 9 da SpaceX, iniciando a missão IM-1. Se for totalmente bem-sucedida, a missão de carga IM-1 será o primeiro pouso lunar dos Estados Unidos em mais de 50 anos, noticia a CNBC.

Espera-se que o módulo de pouso da Intuitive Machines passe cerca de oito dias a viajar até à lua antes de descer à superfície. O módulo de pouso, construído pela Intuitive Machines, tentará entregar cargas científicas à superfície da Lua para o programa Commercial Lunar Payload Services da NASA.

O módulo de pouso Nova-C “Odysseus” da Intuitive Machines foi lançado do estágio superior do foguete Falcon 9 da SpaceX para iniciar a missão IM-1. O módulo de pouso IM-1, chamado “Odisseu” em homenagem ao herói mitológico grego, transporta 12 cargas governamentais e comerciais – seis das quais são para a NASA.

Intuitive_Machines

Esta não é, exatamente, uma missão da NASA, mas marca a segunda missão da iniciativa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA, que visa entregar projetos científicos e carga à Lua com maior regularidade em apoio ao programa de tripulação Artemis da agência.

A agência vê as missões CLPS como “uma experiência de aprendizagem”, disse à imprensa o vice-administrador associado de exploração de missões científicas da NASA, Joel Kearns. “O sucesso de cada pouso nunca é garantido”, explicou.

De recordar que, recentemente, o Japão tornou-se no quinto país a pousar na Lua, depois da Rússia, Estados Unidos, China e Índia. Tanto governos como empresas privadas fizeram mais de 50 tentativas de pousar na Lua com sucesso misto desde as primeiras tentativas no início da década de 1960, e o histórico permaneceu instável mesmo na era moderna. Mais tentativas estão a caminho. A NASA espera que as empresas americanas lancem outras missões este ano, enquanto a China planeia lançar outro módulo lunar em maio.

Fonte: CNBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui