NASA adia lançamento do supertelescópio Webb para 2020

O novo supertelescópio da NASA, classificado pelos especialistas como o próximo Hubble, viu o seu lançamento adiado. O James Webb Space Telescope tem nova data de lançamento prevista para maio de 2020.

A primeira data apontada pela NASA para lançamento do supertelescópio Webb situava-se no segundo semestre de 2019. Este equipamento, que custou 8 mil milhões de dólares ao orçamento, terá de passar por um estágio de testes mais prolongado.

Os responsáveis pelo projeto adiantam que «o Webb é o projeto de maior prioridade para a Diretoria de Missão Científica da NASA e o maior projeto de ciência espacial internacional da história dos Estados Unidos» acrescentando que «todo o equipamento de voo do observatório está completo. No entanto, as questões com elementos da nave espacial estão a obrigar a reforçar as medidas necessárias para reorientar nossos esforços».

O JWST é o sucessor do Telescópio Espacial Hubble, lançado em 1990 e que ajudou nos estudos da matéria escura e na atmosfera de exoplanetas. Além de ser maior e mais potente que o Hubble, o telescópio ficará dobrado no compartimento de carga do foguete Ariane 5 e tem que se desdobrar no espaço após o lançamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui