O emblemático Renault 5 regressa em modo elétrico

O novo plano estratégico da Renault — Renaulution (plano revolucionador do Grupo Renault) — foi anunciado ontem numa apresentação digital, onde foram traçadas metas para o futuro da construtora francesa, mostrados os novos planos para a mobilidade inteligente e sustentável, novos modelos das principais marcas, a nova imagem do monolugar da Alpine para o campeonato 2021, entre muitas outras coisas.

Rumores apontavam para a existência, nos planos da marca do losango, de trazer os mais emblemáticos modelos da fabricante, por forma a recordar tempos áureos da marca mas com uma nova cara e poder motriz. O compromisso dos franceses da Renault em atingir a neutralidade carbónica é cada vez mais uma tendência, onde para isso, no médio-prazo, mais especificamente, até 2025, o Grupo pretende lançar sete modelos 100% elétricos, entre 14 previstos.

O Renault 5 parece ser a nova aposta da Renault para o espaço de 2021 – 2025, tendo sido apresentado um modelo protótipo, semelhante ao Mégane eVision apresentado em outubro do ano passado. O hatchback R5 Prototype parece ser a nova aposta conceito que demonstra os planos imediatos da marca para os próximos tempos. O novo modelo segue o estilo e o design do origianl que a Renault produziu entre os anos 72 e 96.

O evento «Renaulution» foi conduzido por Luca de Meo que assume desde julho de 2020 o cargo de CEO da Renault, e onde foi reforçada a ideia do esforço de idealizar carros urbanos — segmento em que enquadra o «Renault Cinq» totalmente re-formulado —, garantindo que 30% das futuras vendas sejam de veículos 100% elétricos até 2025.

É de citar, Gilles Vidal, CDO (Chief Design Officer) da Renault, que “[…] o design do Renault 5 Prototype é baseado no R5, um modelo de culto face à nossa herança. Este protótipo incorpora a modernidade e é um veículo apropriado à época: urbano, elétrico e atraente“.

O Renault 5 Prototype estando disponível exclusivamente elétrico conta com um design que apresenta inúmeras referências a diversas versões do R5 original, incluindo «SuperCinq» e R5 Turbo, embora numa abordagem elétrica. Os faróis dianteiros são modelados no design original contando, no entanto, com uma porta de carregamento elétrica equipada na frente, como acontece com o Renault Zoe.

Já-se conhece a potência disponível imediata de um modelo elétrico, assim sendo, os vidros traseiros deste novo modelo contam com linhas vermelhas (ao estilo do R5 Turbo Hot Hatch) mostrando que as suas elevadas capacidades em termos de desempenho. Ainda sem data ou preço revelados, teremos de ficar a aguardar por novidades acerca do regresso deste ícone do automobilismo.

Embora ainda não confirmado, rumores apontam para o regresso do também emblemático R4, mais precisamente, o Renault 4L para integrar a gama de elétricos da francesa do losango, apostando uma vez mais, nos citadinos, compactos e prontos para todo o tipo de cenários. Fiquemos a aguardar por mais novidades, por agora, poderá ter um pequeno vislumbre do futuro próximo.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here