Huawei Mate X e Huawei Mate 30 não terão aplicações da Google

No mês passado, uma noticia abalou mercado de smartphones, após se ter percebido que os próximos equipamentos Huawei Mate 30 seriam lançados sem nenhum aplicativo ou serviço do Google a bordo, posteriormente confirmado pela própria empresa norte-americana. No entanto, parece que não será o único equipamento nesta situação.

Segundo esta nova fonte de informação, há um novo equipamento da Huawei que também já não contará com as aplicações do Google, o Huawei Mate X, primeiro smartphone dobravel da empresa.

De acordo com a Nikkei Asian Review, a Huawei não poderá enviar o Mate 30/Mate 30 Pro ou o Mate X com nenhum aplicativo e serviço do Google. Isso significa que não existe Google Play Store ou Chrome, Gmail, YouTube, Maps pré-instalado no equipamento. A perda da loja de aplicativos é definitivamente o maior golpe, junto com o pacote Google Play Services, do qual muitos aplicativos de terceiros dependem para funcionar corretamente.

O Mate 30, o Mate 30 Pro e o Mate X ainda utilizam o Android, mas será a versão de código aberto, não a que possui o suporte da Google, que é o que todos estamos acostumados a usar nos últimos anos.

Esta uma das consequências criadas pelo governo dos EUA ao ter colocado a Huawei na chamada “lista negra”, que impede as empresas americanas de fazer negócios com ela. Isso inclui o Google e o licenciamento de seu pacote de aplicações, já que também é um negócio, por isso também é bloqueado.

A Huawei já recebeu dois adiamentos de três meses, mas elas só se aplicam ao suporte a dispositivos existentes que obtiveram a certificação do Google antes do embargo comercial entrar em vigor e não a novos produtos, sendo esse um dos motivos porque a Huawei, durante a Ida, anunciou dois “novos” Huawei P30 Pro já com o novo Android 10.

Os analistas estão a estimar que isso afetará muito vendas de smartphones da Huawei, como seria de esperar. As vendas fora da China podem cair 30% ou mais. A série Mate 30 será oficializada em 19 de setembro, enquanto o Mate X poderá ser vendido já no próximo mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here