Huawei Mate 30 não terá Google Play Services. E agora?

Parece que o bloqueio do governo dos EUA vai começar a surtir efeito já no próximo smartphone topo de gama da Huawei, que deverá ser apresentado nos próximos meses, o Huawei Mate 30 Pro. Segundo a BBC, um porta-voz da Google confirmou que o próximo smartphone da Huawei não terá licenciamento para utilizar o Google Play Services, isto é, nenhuma aplicação da Google estará pré-instalada no equipamento.

Esta é, sem dúvida, uma consequência terrível num dos equipamentos topo de gama da fabricante e que poderá limitar, muito, a venda do equipamento, já que não é só o Android que as pessoas procuram, mas toda a funcionalidade que a Googel oferece através do seu sistema operativo.

Com o “suposto” acordo entre Donald Trump e o Presidente da China durante uma cimeira do G7, pensou-se que esta possibilidade estivesse adiada e que o novo equipamento da fabricante chinesa não sofresse consequências, mas segundo um porta-voz da Google indicou à BBC, não será isso que vai acontecer.

Segundo dados oficiais, existe mais de 130 pedidos de fabricantes norte-americanas para fazerem negócios com a Huawei, já que após este bloqueio os pedidos têm de ser feito individualmente, mas segundo a agência Reuters nenhum destes pedidos foi aceite, até agora. Por isso, certamente que a haver um pedido da Google para quem o Google Play Services faça parte dos próximos smartphones da Huawei também não terá sido aceite.

No entanto, é garantido que o novo Huawei Mate 30 terá Android, já que o sistema operativo é livre e aberto à utilização de qualquer pessoa, no entanto, o mesmo não acontece com as aplicações do Google.

Com esta notícia a confirmar-se os analistas estão a prever um grande problema para a Huawei e para as vendas do próximo smartphone topo de gama da Huawei, já que sem os serviços da google e as respetivas aplicações, certamente que será difícil de convencer os consumidores a adquirir um equipamento da fabricante chinesa.

Mas haverá solução para isso?

Se você é das pessoas que já adquiriu equipamentos móveis através de lojas online que importam da china, já poderá se ter deparado com este problema: dos equipamentos não terem as aplicações da google e, a verdade, é que é possível fazer download do Google Play Services e instalar nos smartphones Android já que, logo à partida, são compatíveis.

Por esse motivo, se o Huawei Mate 30 não ter as aplicações da Google, é provavel que haja forma de as colocar, no entanto, certamente que não será uma coisa fácil de fazer (apesar de não ser nada complicado), como também pode não ser promovido pela própria Huawei de forma oficial.

Mas, independentemente disso, o que é certo é que os consumidores não irão adquirir um smartphone que, logo à partida, não terá as aplicações da Google, ou então que não sejam fáceis de colocar. Por isso, isto é, sem dúvida, um grande problema para a Huawei e esperamos que se encontre uma forma rápida de corrigir isto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here