Google investe 60 milhões de euros nos media franceses

Google Media FrançaO acordo é “histórico”. As palavras são do presidente da Google e foram proferidas após Eric Schmidt ter formalizado, esta sexta-feira (dia 1), um compromisso com o Governo francês, ficando o gigante americano responsável pela transição dos meios de comunicação franceses para a era digital.

Quem também se mostrou satisfeito com o acordo foi o presidente francês. Há muito tempo que o Governo de François Hollande pressionava a Google, exigindo uma compensação para os órgãos de comunicação franceses pela disponibilização dos seus conteúdos no motor de busca.

Agora, as negociações chegaram, finalmente, a uma conclusão: a Google vai financiar um fundo no valor de 60 milhões de euros para desenvolver a presença digital desses meios de comunicação no mundo virtual.

Segundo François Hollande, citado pela Euronews, o acordo “permite que a imprensa beneficie de um fundo de 60 milhões de euros, de forma a apoiar a transição para o digital, em termos de investimentos e de inovação, o que é positivo quer para a imprensa, como para os conteúdos e para o Google.”

Também os responsáveis pelos órgãos de comunicação franceses terão vantagens. Passam a usufruir de acesso privilegiado a todas as plataformas do motor de busca, durante os próximos cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here