Furacão Gordon passa nos Açores sem fazer estragos

furacao gordonO furacão Gordon já passou pelos Açores sem ter causados danos significativos ou vítimas pessoais nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria. No Parque Eólico de Santa Maria foram registadas rajadas de vento na ordem dos 170km/horas.

Na madrugada de hoje o furacão Gordon fez-se sentir com mais intensidade nos Açores, com ventos de 170km/horas, mas sem que houvesse danos físicos e materiais no arquipélago. Na ilha de Santa Maria a previsão era que o furacão teria os seus efeitos mais intensos às três horas da madrugada (mais uma em Portugal Continental) trazendo “ventos extraordinariamente fortes e chuva muito intensa”, segundo indicou Pedro Carvalho, presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores. Já em S. Miguel o furacão fez-se sentir, mas pouco, por volta das 6 horas da manhã (7 horas em Portugal Continental).

A Proteção Civil registou apenas cinco ocorrências, todas elas referentes a inundações e quedas de telhados, não havendo registo de vítimas mortais. Apesar do alerta do Instituto de Meteorologia, o furacão foi perdendo força ao aproximar-se dos Açores: “É menos do que se esperava”, admitiu Pedro Carvalho.

No terreno estão 860 operacionais da administração regional e da Proteção Civil, divididas entre as ilhas de S. Miguel e Santa Maria. Carlos César, presidente do governo regional dos Açores, elogiou a “resposta muito eficaz” que foi dada pela Proteção Civil, admitindo que “houve um grande trabalho de prevenção, de que estamos agora a ver os resultados”.

Neste momento o furacão Gordon enfraqueceu e já se encontra afastado dos Açores. “Ainda vamos ter um incremento do vento e da ondulação na próxima hora, mas o Gordon está a enfraquecer e a afastar-se dos Açores”, adianta Pedro Carvalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui