El Salvador é o primeiro país a adotar Bitcoin como moeda oficial

É oficial, a partir de hoje, o Bitcoin é a moeda oficial de El Salvador juntamente com o dólar norte-americano. O presidente populista do país Nayid Bukele tuitou que o país estava prestes a “fazer história” com a mudança, depois de confirmar que o pais tinha comprado 400 Bitcoins, o equivalente a cerca de US $ 20,9 milhões aos preços de hoje.

Os defensores afirmam que a medida irá tornar mais barato e fácil para os migrantes enviarem dinheiro para El Salvador, o que é importante, uma vez que essas remessas representam mais de 24% do produto interno bruto do país, de acordo com dados do Banco Mundial divulgados. Há esperanças de que a mudança possa melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços financeiros. O CEO da Strike, uma empresa de finanças digitais que ajudou com a logística da nova lei, disse que mais de 70 por cento da “população ativa” do país não tem uma conta bancária no momento.

Mas há quem tema que a adoção de uma moeda tão historicamente volátil possa prejudicar os salvadorenhos e colocar em risco a estabilidade econômica. O Bitcoin atingiu uma alta histórica de mais de $60.000 em abril, antes de perder quase metade do seu valor num crash no final do verão.

Os cidadãos poderão pagar os impostos em Bitcoin e as lojas poderão exibir os preços na moeda digital. O dinheiro convertido em moeda também não estará sujeito aos impostos sobre os ganhos de capital.

El Salvador já se vinha a preparar para apoiar a criptomoeda há vários meses, depois de aprovar a legislação em junho. No mês passado, começou a instalar 200 caixas eletrônicas em todo o país para permitir que os cidadãos convertessem entre as duas moedas oficiais do país. Também foi lançando a sua própria carteira digital chamada “Chivo”, que premia os utilizadores com US$ 30 em Bitcoins gratuitos.

Apesar de todas as iniciativas, a evidência mostra que são poucas as empresas que estão prontas para esta grande mudança. Foram entrevistadas mais de 20 empresas na capital do país e apenas três afirmaram ter planos imediatos para aceitar a moeda.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui