Bolt é bicampeão em pódio jamaicano

Usain Bolt
Com o ouro nos 200 metros, Bolt entrou para a história dos Jogos Olímpicos (Reuters)

Já o era para muitos, mas esta noite Usain Bolt quis confirmar que é uma lenda olímpica: o atleta jamaicano tornou-se no primeiro velocista da História ao vencer os 100 e os 200 metros em duas edições seguidas dos Jogos Olímpicos. Bolt alcançou ainda a sua melhor marca, 19,32 segundos. Um orgulho para a Jamaica que viu o pódio repleto de atletas do seu país.

Diziam que faltavam penas 200 metros para Usain Bolt se tornar um lenda olímpica e assim o foi, em apenas 19 segundos o jamaicano fez aquilo que sabe melhor: correr a uma velocidade extrema e gabar-se do seu potencial (primeiro colocou o dedo na boca em sinal de “silêncio”, depois de forma natural fez uma série de abdominais e ainda beijou a pista). Apenas a dois centésimos do seu record olímpico, com apenas 25 anos, Bolt já venceu cinco medalhas de ouro e entra na história dos Jogos Olímpicos.

Após ter conquistado três medalhas de ouro (100, 200 e 4x100m) em Pequim, Bolt juntou mais duas em Londres. No sábado, o jamaicano irá tentar a sua sexta medalha, na estafeta de 4x100m.

A supremacia jamaicana no atletismo confirmou-se com um pódio de atletas do país:  Yohan Blake terminou em segundo com o tempo de 19,44s e Warren Weir ficou com o bronze ao alcançar a meta em 19,84s. “A Jamaica está por cima. É maravilhoso ver os companheiros ao meu lado no pódio”, afirmou Bolt.

Fora do pódio ficou o americano Wallace Spearmon que não foi além do quarto lugar (19,90s). O francês Christophe Lemaitre, que tinha depositado as suas esperanças nesta prova, foi sexto (20,19s), atrás do holandês Churandy Martina (20,00s).

Bolt é nada mais que o homem mais rápido do mundo e o primeiro, e único, bicampeão olímpico nos 100 e nos 200 metros rasos, ultrapassando Jesse Owens que não conseguiu tal marca: depois das vitórias impressionares em 1936, o atleta não conseguiu repetir a dose em 1940 devido à segunda Guerra Mundial.

A seta continua a ser lançada e apesar de ter afirmado que 2012 seria o seu ano, Usain Bolt já prometeu mais do mesmo em 2016, no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui