As novidades apresentadas no CeBIT 2012

Considerada uma das maiores feira de tecnologia do mundo, a CeBIT 2012 encerrou as suas portas no passado dia 10 de Março, tendo-se registado no global um saldo bastante positivo, a considerar pelas inúmeras propostas apresentadas pelas principais marcas da indústria tecnológica .

No evento estiveram representadas 8 empresas portuguesas,  a IPortalMais e a  Aveicabo na área do hardware, e a Novatronica, a New Consulting, a Bullet Solutions, a Sooma, a Gatewit  e a Eurotux Informática, dedicadas essencialmente a software, entre mais de 4.200 empresas presentes de cerca de 70 países.

Alguns dos principais destaques das muitas novidades apresentadas pelas grandes multinacionais, entre os quais um dos muitos ultrabooks expostos no certame, a principal fabricante de processadores, a Intel vai certamente contribuir para aumentar ainda mais a guerra entre ultrabooks e tablets, com o magnifico ultrabook apresentado no evento.

Este potente ultrabook conta com um ecrã LCD Capacitivo tipo “touchscreen” de 13.3 polegadas, com resolução máxima de 1600×900 pixels e dotado de um potente processador Intel Core Ivy Bridge de 1.5 GHz, além de entradas USB 3.0, saída HDMI e leitor de cartões SIM e SD.

Outro dos destaques, vão para as placas gráficas apresentadas pela AMD, que elegeu as Radeon HD 7850 e HD 7870, baseadas na arquitetura Pitcairn de 28 nanómetros, com 2 GB de memória GDDR5, sendo a frequência do processador, a principal diferença entre as duas, 800 MHz e 1 GHz respectivamente.

A NVIDIA também não se deixou ficar por créditos alheios, apresentando alguns pormenores da próxima GeForce GTX680, com a mais recente arquitetura Kepler e o famoso chip GK104, que promete dar que falar, com um poder de processamento gráfico impressionante, podendo inclusivamente chegar até à frequência de 1.4 GHz e vêm equipadas com 4 GB de memória GDDR5.

A Asus também apresentou a sua grande arma no domínio das placas gráficas, com a poderosa HD 7990 DirectCU II, que segundo a empresa, o sistema de cooling foi redesenhado, de modo a obter uma excelente performance com o mínimo de ruído.

A Acer também apresentou os seus trunfos, entre os quais, o novíssimo Iconia Tab A700, estando prevista a sua venda em Maio,  conta com uma resolução de 1920×1200 pixels, no seu interior encontra-se o processador quad-core da Nvidia, o Tegra 3, além do sistema operativo Android mais recente, o Ice Cream Sandwich 4.0.


A empresa de Taiwan apresentou ainda o mais recente ultrabook com apenas 20 mm de espessura, o Aspire Timeline Ultra M3, aguardando-se com alguma expectativa a sua venda nas grandes superfícies ainda este mês.

Um dispositivo que muito fascinou os visitantes do evento, foi o Viota M970, oriundo de uma empresa chinesa, desconhecida da maioria dos seguidores da tecnologia, mas que muito promete, devido essencialmente ao preço com que vai ser posto à venda, a rondar os 120 dólares (cerca de 92€).

As principais características que sobressaem à vista, são o mais recente sistema operativo Android, o Ice Cream Sandwich 4.0, ecrã de 9.7 polegadas, a resolução é semelhante ao iPad 2, 1024 x 768 pixels, vem equipado com 1 GB de Ram, processador Cortex A8 de 1.5 GHz, 4 GB de armazenamento interno, câmara frontal de 2 MP e traseira de 5 MP, conectividade 3G, entradas para cartão microSD, HDMI 1.3 e microUSB.

Um computador portátil que vai fazer as delícias dos amantes dos jogos, foi apresentado pela MSI, com um ecrã de 17.3 polegadas, com uma capacidade de processamento incrível, Ram para dar e vender com 32 GB de memória, placa gráfica NVIDIA GeForce 600 Series e um poderoso processador da Intel, o Core i7 Ivy Bridge, 3 entradas USB 3.0, leitor SDHC e portas eSata, Ethernet e HDMI. O preço de venda ao público irá rondar os 2000€, provavelmente só para os mais entusiastas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui