Android 15 promete exterminar todas as ameaças de segurança

O Android 15 chegou e trouxe consigo uma série de inovações e melhorias de segurança. Uma das mais notáveis é a decisão da Google de não permitir a instalação de aplicações criadas para o Android Marshmallow em dispositivos Google Pixel e outros smartphones Android. Esta decisão, embora, possa parecer restritiva para alguns, é um passo importante para aumentar a segurança do seu dispositivo.

Se é uma daquelas pessoas que gosta de instalar aplicações antigas, esta notícia pode parecer um pouco desanimadora. No entanto, é importante lembrar que esta medida foi tomada para melhorar a segurança do seu dispositivo. Com o tempo, as aplicações antigas podem tornar-se inseguras e expor o seu dispositivo a riscos desnecessários.

A Google decidiu que está na altura de dizer adeus às aplicações antigas. Por isso, a partir de agora, as aplicações criadas para o Android Marshmallow ou versões anteriores serão rejeitadas. A Google acredita que não é uma boa ideia instalar estas aplicações, tendo em conta que o Android 6.0 foi lançado há já algum tempo, em 2015.

A Google já tinha começado a tomar medidas para evitar que os utilizadores descarreguem aplicações destinadas a versões antigas do Android com o Android 14. Estas medidas incluíam a solicitação de permissões, entre outras necessárias para a segurança. Agora, com o Android 15, a Google tornou-se ainda mais rigorosa. Se tentar descarregar uma aplicação para o Android 6.0, receberá uma mensagem de erro, impedindo a instalação.

O novo sistema operativo da Google tem como objetivo a versão 24 do SDK. Assim, as aplicações criadas para a versão 23 do SDK podem ser instaladas no Android 14, mas já não no Android 15. A Google tornou-se mais exigente com a nova versão do sistema operativo, não permitindo sequer a instalação de aplicações por conta e risco do utilizador.

Se costuma descarregar aplicações antigas, terá de se esquecer de as usar no seu Google Pixel e outros dispositivos com Android 15. Isto pode significar que terá de abdicar de algumas aplicações de ue gosta, a menos que o desenvolvedor decida atualizá-las e melhorar a sua segurança. No entanto, o lado positivo é que terá um dispositivo mais seguro, pois a utilização de aplicações desatualizadas pode aumentar os riscos de roubo de dados, instalação de vírus e outros perigos.

Embora possa haver formas de contornar estas restrições, o melhor é não fazer nada que possa comprometer a segurança do seu dispositivo.

Fonte: Android Police

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui