Android One é segredo do negócio dos chineses além fronteiras

As marcas chinesas de smartphones descobriram um valioso segredo para singrarem nos mercados além fronteiras. Desenvolvedores de software próprio para agradar ao consumo da China, e com pouca adequação aos territórios ocidentais, encontraram no Android One, a versão pura que a Google desenvolve, o ingrediente fundamental para a receita de sucesso no seu negócio.

Os argumentos de peso que levaram os chineses a ponderar a escolha pelo Android One são muitos e variados. Com vários anos no mercado o Android One conheceu apenas no ano passado um salto quântico enorme em termos de qualidade. A atualização de todos os equipamentos mais rápida é talvez o ponto mais forte.

O êxito do Xiaomi Mi A1 pode ser considerado o melhor exemplo desta estratégia de expansão dos chineses a mercados ocidentais. A marca, que muitos apelidam de “Apple chinesa”, não estava à espera de tão bons índices de vendas como o Mi A1 conseguiu no resto do planeta, com especial destaque para a Europa.

A opção pelo Android One permitiu à Xiaomi no Mi A1 manter a essência que caracteriza a marca, a qualidade própria dos produtos, e a possibilidade de fuga da capa de personalização MIUI que tantos problemas de utilização e fiabilidade apresenta fora da China. O lado da segurança é outro argumento valioso, que permite aos utilizadores ficarem longe das ROM alternativas. Com várias sondagens realizadas a utilizadores de equipamentos lançadas através dos muito populares fóruns globais, a Xiaomi desde cedo percebeu que as pessoas preferem, sem qualquer dúvida, o Android One à sua MIUI.

A capa de personalização MIUI possui mercado próprio dentro das fronteiras da China, com um conjunto de funcionalidades atraentes, com muitas delas a passarem por redes sociais e lojas próprias, que não se encontram adaptadas para o resto do mundo. A globalização assim o dita e o Android One é a melhor solução também muito pelo peso do selo de qualidade da Google.

Com a consciência dos consumidores atenta às qualidades dos smartphones chineses, por força das especificações de topo, qualidade de acabamentos e até mesmo o preço muito reduzido, a experiência com o software acaba por ser o fator que mais pontos negativos adiciona ao momento de ponderação de compra de um telefone chinês.

A ausência de curva de aprendizagem do Android One é o melhor exemplo da primazia dada pelos consumidores ao software. Apesar da MIUI ser leve e ter forte inspiração no iOS, o Android One tem os traços que a Google espelha em todas as suas plataformas, que são utilizadas praticamente por todos os comuns mortais fora da Ásia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui