Análise ao BQ Aquaris X2 Pro: a nova aposta da BQ na gama média

29 de Agosto de 2018
2 Partilhas 319 Visualizações
Passatempo BlackBerry

Bem conhecida dos portugueses, a marca espanhola BQ têm-nos habituado a excelentes telefones de gama média/média alta. Por forma a atualizar a sua oferta nesta gama, laçou o novo BQ Aquaris X2 Pro que, para além de especificações muito interessantes, nos oferece o sistema operativo Android one.

Leiam a nossa análise e fiquem a conhecer o novo BQ Aquaris X2 Pro.

Especificações 

  • Dimensões: 150.7 x 72.3 x 8.4 mm
  • Peso: 168 g
  • Sistema Operativo: Android 8.0 Oreo
  • Ecrã: 5,65 Polegadas (2160×1080)
  • Câmaras Traseiras: 12 MP, f/1.8, 1/2.8″, 1.29µm, dual pixel PDAF; 5 MP, 1/5″, 1.12µm, depth sensor
  • Câmara frontal: 8 MP, f/2.0, 1.12µm
  • Flash: Dual LED
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 64 GB;
  • Processador: Qualcomm SDM660 Snapdragon 660, Octa-core (4×2.2 GHz Kryo 260 & 4×1.8 GHz Kryo 260)
  • Dual Sim LTE 4G
  • Bateria:  3100 mAh

Design e Ecrã

O design do novo BQ Aquaris X2 Pro apresenta-se simples mas bastante ergonómico.

Não existem botões físicos na parte frontal do ecrã, apenas os botões capacitivos no próprio ecrã. Ainda na parte frontal, contamos com os altifalantes, câmara frontal e flash LED, tudo isto na parte superior do ecrã.

Do lado direito, contamos com o botão de power e botões de volume, colocados estrategicamente na metade superior, por forma a serem acessíveis apenas com uma mão.

Na parte inferior, temos uma única coluna, do lado direito, sendo que na posição frontal temos a entrada USB-C. Do lado esquerdo desta, temos uma entrada jack 3.5 mm.

Na parte traseira contamos com as duas câmaras, sendo que por baixo destas temos o flash LED. Em posição central temos o sensor de impressões digitais.

No que diz respeito ao ecrã, contamos com uma dimensão de 5.65 polegadas, resolução FullHD com um rácio “corpo/ecrã” de 75.6%. Para esta dimensão de ecrã, a resolução é bastante adequada, sendo que o ecrã se adapta muito bem a todas as condições de luminosidade, mesmo quando exposto a luz solar direta.

Desempenho

O nbovo BQ Aquaris X2 Pro situa-se numa gama médias pelo que o seu desempenho está dentro daquilo que se espera num aparelho com estas características.

Vem equipado com o processador Qualcomm SDM660 Snapdragon 660, Octa-core (4×2.2 GHz Kryo 260 & 4×1.8 GHz Kryo 260), 4 GB de RAM e 64 GB de memória interna apoiados por uma unidade gráfica Adreno 512. Este hardware permite um desempenho fluído para uma utilização diária, sendo mesmo adequado para jogos, mesmo que mais puxados. Aqui sim, começamos a notar algum lag.

No campo do som, este telefone vem equipado com uma única coluna, instalada na parte inferior do equipamento. O Som proveniente desta coluna é bastante nítido, principalmente quando a utilizamos dentro de casa. Na rua, mesmo assim, continua a ser bastante satisfatória.

Temos também disponível um sensor de impressões digitais na parte traseira do telefone. Durante os nossos testes, este revelou-se pouco eficiente, sendo que muitas vezes necessitamos de várias tentativas para desbloquear o telefone. Outro aspeto menos positivo é a ausência de reconhecimento facial.

No que diz repeito à bateria, contamos com 3100 mAh de capacidade, mais do que suficiente para 1 dia e meio de utilização intensiva.

Este telefone vem equipado com o Android one (8.0, Oreo), o que torna o SO simples e limpo. Também podemos contar com atualizações frequentes o que contribui para uma utilização segura do telefone bem como garante sempre o máximo desempenho.

Câmara

Este telefone vem equipado com duas câmaras traseiras, uma de 12 MPx e outra de 5 MPx, sendo que o sensor de 5 MPx é responsável pela profundidade (efeito bokeh) das fotos.

O sensor principal tem uma grande abertura (f1.8), o que permite uma maior captura de luz, beneficiando a fotografia noturna. Segue-se alguams fotos captadas com o BQ Aquaris X2 Pro e pode ver as fotos originais na nossa página do Flickr.

De um modo geral, o desempenho das câmaras traseiras é muito bom. A captura de fotos vem com muita nitidez e definição de cor. Mesmo em ambientes de pouca luz, demonstra um desempenho muito aceitável. Esta câmara consegue também filmar até [email protected]

A câmara frontal conta com um sensor de 8 MPx, mais do que suficiente para as típicas selfies. A câmara frontal faz ainda videos a [email protected]

Veredito: BQ Aquaris X2 Pro

O novo BQ Aquaris X2 Pro apresenta-se como uma excelente opção dentro da gama média alta. Apresenta-se com um hardware muito interessante, o que, aliado ao facto de vir com o Android one, torna a experiência de utilização muito intuitiva e limpa.

As câmaras têm um desempenho muito bom para a gama em que se inserem. O design também é bastante apelativo e ergonómico.

Como pontos menos positivos temos apenas a apontar o desempenho do sensor de impressões digitais e o facto de não estar disponível (ainda?) o modo de reconhecimento facial, sendo que este último será um aspecto negativo apenas para alguns utilizadores.

Agradecemos desde já à BQ por nos ter disponibilizado este telefone para a nossa análise. O mesmo pode ser adquirido no site da BQ ou revendedores oficiais por 389,90 euros.

Abaixo fica a nossa galeria de fotos:

Artigos interessantes

Mais vendas no Natal? O Marco e o André explicam como
Internet
14 Visualizações
Internet
14 Visualizações

Mais vendas no Natal? O Marco e o André explicam como

Bruno Peralta - 12 de Dezembro de 2018

E-goi vai exibir uma série de eventos online com foco em vendas . arco Gouveia e André Novais de Paula…

Nubia X ganha variante com 512GB de armazenamento
Diversos
24 Visualizações
Diversos
24 Visualizações

Nubia X ganha variante com 512GB de armazenamento

Wagner Pedro - 12 de Dezembro de 2018

O Nubia X é o melhor smartphone da Nubia em 2018, entregando especificações de ponta e duas telas. Agora, visando…

Galaxy S9 e S9+ recebem pacote de segurança de dezembro
Samsung
3 Partilhas25 Visualizações
Samsung
3 Partilhas25 Visualizações

Galaxy S9 e S9+ recebem pacote de segurança de dezembro

Wagner Pedro - 11 de Dezembro de 2018

O Galaxy S9 e o S9+ estão recebendo uma nova atualização de software, que entrega o pacote de segurança de…

Comente

O seu email não será publico