A Xiaomi é uma das empresas mais competitivas no segmento intermediário quando o assunto é oferecer telemóveis com o melhor custo-benefício. A linha da empresa que faz sempre um grande sucesso é a Redmi Note, que chega à sua 12ª geração com quatro lançamentos principais.
Vamos apresentar e dar a nossa opinião ao telemóvel que temos em mãos, o Redmi Note 12 Pro, com pacote completo da Dolby, hardware potente e câmera de 50 MP.
Dentro da Caixa
Recebemos o produto, então significa que está na hora de dar uma vista de olhos ao seu conteúdo então vamos por abrir a nossa embalagem.
O Redmi Note 12 Pro traz consigo na caixa os seguintes acessórios:
- Carregador com 67W de potência;
- Cabo USB no padrão C;
- Manual de instruções;
- Capa transparente de silicone;
- Clip para abrir o espaço do cartão SIM.
Há que dar os parabéns à Xiaomi por manter o carregador neste equipamento, nomeadamente porque ele conta com carregamento rápido, que de outra forma, muito provavelmente, não conseguiríamos usufruir, ou então teríamos de comprar um carregador para isso. Também fico agradado por ter uma capa de silicone.
Design e Conectividade
Depois de verificarmos o seu conteúdo e retirar tudo para fora está na hora de começar a analisar o seu design e a sua conectividade. Redmi Note 12 Pro apresenta uma aparência com um aspeto mais moderno. Para além de ser mais compacto também é mais leve apesar da Xiaomi não ter alterado o tamanho do ecrã nem da bateria.
No seu aspeto traseiro podemos ver uma proteção de vidro e uma proteção Gorilla Glass 5 de ambos os lados. A certificação IP53 continua bem presente para garantir uma ótima proteção contra o pó e respingos de água.
Este modelo está disponível no mercado nas cores preta, branca, azul e lilás.
Redmi Note 12 Pro é bastante parecido com o modelo mais avançado da linha, o Pro Plus pois apresenta uma curvatura nas margens, enquanto o mais barato é completamente plano. Esta diferença é boa para nos ajudar a diferenciar os dois, já que o módulo da câmera é igual com dois dos sensores em maior destaque e um menor mais à direita logo acima do flash em LED duplo.
A câmera de selfies continua no topo do ecrã em posição centralizada e o leitor biométrico fica integrado ao botão de energia na lateral direita. Este fica sempre ativo e apenas precisa de encostar o seu dedo para desbloquear o telemóvel.
No que diz respeito ao Wi-Fi este é da sexta geração e o Bluetooth evoluiu para a versão 5.2 para conectividade mais estável com menor consumo de bateria. Além disso, há suporte a NFC e 5G para redes da nova geração.
Ecrã e Som
No que diz respeito ao ecrã este traz um grande ecrã de 6,67 polegadas com uma resolução Full HD+ e painel AMOLED de 120 Hz com sensor de toque que responde a 240 Hz, o que ajuda a reduzir a latência no tempo de resposta principalmente em jogos. O nível de brilho máximo é bom e fica acima de muitos intermediários e até próximo de alguns celulares top de linha.
O ecrã não apresenta uma evolução apenas no brilho e nas tecnologias comparado ao antecessor, este também é capaz de reproduzir mais cores e traz melhor calibração nativa. O painel é capaz de reduzir a taxa de atualização para apenas 30 Hz para ajudar a economizar bateria.
A nivel de colunas a potência está no mesmo nível do seu antecessor e também de outros da categoria. A qualidade sonora é aceitável, com graves, médios e agudos bem equilibrados.
Desempenho
O Redmi Note 12 Pro é um dispositivo impressionante que combina performance sólida com um design elegante. Alimentado pelo chipset Dimensity 1080 da MediaTek, este smartphone oferece uma melhoria significativa em relação ao seu antecessor, o Redmi Note 11 Pro+ que usava o chipset Dimensity 920.
Um dos pontos fortes deste chipset é a sua capacidade de suportar sensores de imagem de até 200MP, algo especialmente relevante para aqueles que valorizam a fotografia no seu dispositivo. A capacidade de processar vídeos HDR acelerados por hardware em resoluções até 4K também é uma característica notável.
No que diz respeito à performance do processador, o Dimensity 1080 apresenta dois núcleos de performance Cortex-A78 com uma velocidade de clock de 2.6GHz, uma ligeira melhoria em relação aos 2.5GHz do modelo anterior. Os seis núcleos Cortex-A55 mantêm-se com uma velocidade de clock de 2.0GHz.
Em termos de memória, o Redmi Note 12 Pro oferece três opções: 6GB de RAM com 128GB de armazenamento (limitado), 8GB de RAM com 128GB de armazenamento (principal), e 8GB de RAM com 256GB de armazenamento (alto). É importante notar que os modelos Pro deste ano não têm expansão microSD.
Nos testes de benchmark da CPU, o Redmi Note 12 Pro demonstrou ter uma performance semelhante ao Redmi Note 11 Pro+ (DM920), mas com uma melhoria notável em comparação com o Redmi Note 11 Pro 5G (SD695). Embora o processador não seja o mais rápido do mercado nesta faixa de preço, certamente não decepciona em termos de performance.
Bateria
Capacidade de carga: 5.000 mAh;
Recarga: até 67 W com fio.
Com 5.000 mAh de carga, o Redmi Note 12 Pro tem bateria semelhante à da maioria dos telemóveis intermediários atuais.
Apesar de não sofrer grandes mudanças este é mais um celular da Xiaomi com 5.000 mAh de capacidade. A boa notícia é que o novo chip garante um extra e a sua autonomia é ainda melhor do que antes com bateria que dura o dia todo com bastante folga.
Pelo menos terá 40% da bateria para usar com uma carga rápida de 15 minutos, o que já é suficiente para mais de 10 horas de uso. Uma carga de 30 minutos entrega próximo dos 70% da capacidade máxima.
Câmeras
Principal: 50 MP, abertura f/1.9;
Ultrawide: 8 MP, abertura f/2.2;
Macro: 2 MP, abertura f/2.4;
Selfies: 16 MP, abertura f/2.5;
Vídeos: até 4K a 30 fps.
O conjunto fotográfico é formado por câmera de 50 MP com sensor IMX 766 da Sony e lente de seis elementos com estabilização óptica, o que lhe vai ajudar bastante a lidar com vídeos e fotos noturnas.
As câmeras não apresentam avanços significativos em comparação ao antecessor e temos uma ultra-wide com sensor ISOCELL da Samsung com resolução de 8 MP e uma dedicada para macros com sensor simples de apenas 2 MP da OmniVision. A frontal é a mesma de 16 MP.
Neste aparelho, já é possível filmar em 4K. A estabilização é razoável, e fica melhor na câmera frontal do que na principal. A qualidade dos vídeos é boa em locais bem iluminados e não sofre tanto com ruídos à noite. A estabilização é mais eficiente ao filmar em Full HD, o foco é ágil e a captura de som é estéreo e tem uma boa qualidade.
Software
O software da Xiaomi como quase todos tem os seus altos e baixos. Uma coisa interessante é perceber que a empresa tem vindo cada vez mais a aprimorar a sua interface MIUI a cada geração, removendo o excesso de bloatware e otimizando o sistema para fazer bom uso do hardware, mas ainda não é suficiente.
Outro ponto que a Xiaomi ainda dececiona é no suporte a atualizações do Android. O Note 12 Pro sai da caixa com Android 12 e MIUI 13 e continua sem a versão mais recente.
Existe várias opções de customização, seja do relógio quando o ecrã está apagado ou da própria interface com o uso de temas. Por mais que o software precise de melhor otimização, a interface até flui rápido e responde bem aos comandos que solicitamos.
Resumo completo das especificações do Xiaomi Redmi Note 12 Pro
Estrutura: 163,0×76,0x8,0mm, 187g; frente de vidro, parte traseira de vidro, moldura de plástico; IP53, resistente ao pó e pingos.
Ecrã: OLED de 6,67 “, cores 1B, 120 Hz, Dolby Vision, HDR10 +, 500 nits (típico), 900 nits (HBM), resolução de 1080x2400px, proporção de aspecto 20:9, 395ppi.
Processador: Mediatek MT6877V Dimensão 1080 (6 nm): Octa-core (2×2,6 GHz Cortex-A78 e 6×2,0 GHz Cortex-A55); Mali-G68 MC4.
Memória: 128 GB 6 GB de RAM, 128 GB de 8 GB de RAM, 256 GB de 8 GB de RAM, 256 GB de 12 GB de RAM; UFS 2.2.
SO/Software: Android 12, MIUI 13.
Câmera traseira: Grande angular (principal) : 50 MP, f/1.9, 24mm, 1/1,56″, 1,0µm, PDAF, OIS; Ultra grande angular: 8 MP, f/2.2, 120˚, 1/4″, 1,12µm ; Macro : 2 MP, f/2.4.
Câmera frontal: 16 MP, f/2.5, (grande angular), 1/3,06″, 1,0µm.
Captura de vídeo: Câmera traseira: 4K@30fps, 1080p@30/60/120fps, 720p@960fps; Câmera frontal : 1080p@30/60fps.
Bateria: 5000mAh; 67W com fio, PD3.0, 50% em 15 min, 100% em 46 min (anunciado).
Diversos: Leitor de impressão digital (montado na lateral); Porta de infravermelhos; Conector de 3,5 mm
Veredicto Redmi Note 12 Pro
O Redmi Note 12 Pro é um smartphone que oferece uma série de melhorias significativas em relação ao seu antecessor, o Redmi Note 11 Pro 5G. Este modelo apresenta um dos melhores ecrãs OLED nesta faixa de preço, proporcionando uma experiência visual vibrante com mais de um bilhão de cores e suporte para Dolby Vision.
Embora o novo chipset Dimensity 1080 não seja uma atualização massiva em relação ao Dimensity 920 do ano passado, ele ainda oferece uma performance robusta e garante uma experiência de jogo suave e estável.
A qualidade das câmaras é consistentemente boa, proporcionando imagens nítidas e precisas, sem qualquer motivo de queixa.
No entanto, há alguns aspetos no Note 12 Pro que poderiam ser melhorados. A performance em standby é mediana, o que pode afetar a vida útil da bateria. A ausência de uma slot para cartão microSD e a falta de estabilização eletrónica para a captura de vídeo em 4K são outros pontos de fricção. O facto de vir com o Android 12, uma versão mais antiga do sistema operativo, também é uma desvantagem, pois a promessa de duas atualizações principais do sistema operativo agora parece menos atraente.
No entanto, pelo seu preço inicial de €319 para a versão limitada de 6/128 e €399 para o modelo principal de 8/128, o Redmi Note 12 Pro é um smartphone muito bem equipado. Recomendamos o Redmi Note 12 Pro, possivelmente até mais do que o 12 Pro+.