Amazon vai perder dinheiro: obrigada a facilitar o cancelamento do Prime

A Amazon concordou em simplificar o seu processo de cancelamento do Prime na Europa, o que significa que os clientes irão poder encerrar a sua assinatura em apenas dois cliques, anunciou a Comissão Europeia.

As mudanças, que foram implementadas a partir do dia 1º de julho, devem encerrar as “várias páginas” cheias de “informações distrativas” e “rótulos de botões pouco claros” que a Amazon usou anteriormente para adicionar dificuldades ao processo de cancelamento.

A Comissão Europeia diz que as mudanças se aplicam à União Europeia e ao Espaço Económico Europeu. Apesar de o Reino Unido ter deixado a UE, o The Guardian relata que os assinantes do Reino Unido também irão beneficiar do processo de cancelamento de assinatura com dois cliques.

“A transparência e a confiança do cliente são as principais prioridades para nós”, disse o porta-voz Bradley Mattinger num comunicado por e-mail.

A Amazon concordou em fazer as alterações após uma reclamação de vários grupos de consumidores da UE, incluindo o Conselho de Consumidores da Noruega, que produziu um longo relatório sobre o opaco processo de cancelamento do Prime da Amazon em janeiro de 2021. Esse relatório contém capturas de tela das várias páginas que os utilizadores precisam percorrer para cancelar a sua assinatura, que diz conter “técnicas de design manipuladoras”, também conhecidas como “padrões escuros”.

A Comissão Europeia diz que a Amazon precisava urgentemente de mudar o seu processo para cumprir a diretiva de práticas comerciais. A Amazon tinha concordado anteriormente em alterar a sua interface da Web para exibir o botão de cancelamento com mais clareza.

“Os consumidores devem poder exercer os seus direitos sem qualquer pressão das plataformas”, disse o comissário de Justiça Didier Reynders num comunicado. “Uma coisa é clara: design manipulador ou “padrões escuros” devem ser logo banidos. Congratulo-me com o compromisso da Amazon de simplificar as suas práticas para permitir que os consumidores cancelem as suas assinaturas de forma livre e fácil.”

Fonte: Ec.europa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui