Vai subir o Kilimanjaro? Em breve pode fazer um FaceTime a partir de lá

O serviço de Internet de alta velocidade já está disponível nas encostas do Kilimanjaro. A montanha mais alta de África tem agora ligação à estatal Tanzania Telecommunications Corporation.

Nape Nnauy, ministro da Informação do país, considerou este momento como histórico: “Até aqui o percurso podia tornar-se perigoso para os visitantes que não tinham Internet, mas agora já podem podem estar online até às cabanas Horombo, a cerca de 3.720 metros acima do nível do mar”, afirmou Nnauye, num comunicado de imprensa no lançamento do serviço.

O acesso à Internet até 5.895 metros (altura total da montanha) só vai estar assegurado no final do ano. O recurso à rede tornou-se um pilar fundamental do alpinismo nos últimos anos, tanto para o melhor como para o pior.

Além do lado mais lúdico, com as esperadas postagens nas redes sociais, alguns exploradores são guiados, por engano, por rotas perigosas e potencialmente fatais, e mesmo os alpinistas mais profissionais e experientes já vinham a relatar que a conectividade é fundamental, até em caso de emergência.

Com um telemóvel, um alerta de emergência é muito mais facilmente encaminhado e a equipa de resgate vai reagir mais rapidamente, diminuindo as consequências para as vítimas: “se um telemóvel dá a localização de alguém que se perde […] e a pode transmitir a uma equipa de resgate, é muito mais rápido encontrar essa pessoa do que ter de se fazer uma busca geral da área”, admite Chris Higgins, líder da equipa de resgate da montanha de Keswick, em Inglaterra.

De recordar que o Monte Evereste, que atrai apenas dez por cento do número de alpinistas de primeira viagem em comparação com o Kilimanjaro, tem acesso à Internet há já alguns anos: conectividade 4G desde 2013 e fibra ótica desde 2017.

Esta novidade não está, contudo, a satisfazer os habitantes locais que acusam os responsáveis de estarem a priorizar o turismo sem pensar nas necessidades de quem ali vive. Em 2020 só 45% da área da Tanzânia tinha sinal de rede no telemóvel.

Fonte: NPR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui