Ataque DDoS deixou Andorra sem acesso à Internet na semana passada

Um ataque DDoS que durou vários dias deixou todo o país de Andorra sem acesso à Internet na semana passada. Coincidentemente, os ataques começaram em meio a um torneio de Minecraft altamente antecipado. O que acabou gerando muitas suspeitas sobre o caso.

Andorra é um microestado europeu nos Pirenéus, limitado pela França e Espanha. A campanha DDoS teve como alvo a Andorra Telecom, o único provedor de serviços de internet do país (ISP) do país, e resultou na eliminação de vários jogadores andorranos da competição.

Embora a identidade dos culpados ainda não tenha sido confirmada, alguns suspeitam que o ataque foi orquestrado com o objetivo expresso de afetar a participação do Team Andorra, cujos jogadores foram roubados de sua chance no prêmio total de US $ 100.000.

O torneio Minecraft em questão, Squidcraft Games, faz parte de uma série de competições online hospedadas na popular plataforma de streaming Twitch. O evento começou em 19 de janeiro e terminou no dia 24 de janeiro.

Inspirado no sucesso Squid Games da Netflix, o torneio coloca 150 jogadores uns contra os outros em uma série de desafios ao longo de seis dias. A competição já quebrou recordes do Twitch, atraindo mais de um milhão de espectadores simultâneos no segundo dia.

Ataque DDoS

Conforme relatado, o ataque DDoS contra a Andorra Telecom durou o primeiro e o segundo dia do torneio. Os competidores andorranos tiveram passagem para o segundo dia, mas os organizadores não tiveram escolha a não ser eliminar os jogadores depois que problemas na internet ressurgiram.

A noção de que o ataque pode ter sido direcionado especificamente ao Team Andorra parece ter se originado com um tweet da NetBlocks, uma organização que rastreia problemas de conectividade com a Internet.

Diz-se que a Andorra Telecom disse à NetBlocks que acredita que o ataque teve algo a ver com a competição de alto risco do Minecraft. No entanto, a empresa de telecomunicações continua a ter problemas, apesar de os jogadores andorranos estarem fora do torneio.

De acordo com um tweet publicado, os clientes ainda estão tendo dificuldade em navegar na Internet como resultado da atividade DDoS. O que pode levantar suspeitas sobre o real motivo do ataque. Mas deixaremos as investigações com as autoridades responsáveis…

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui