SpaceX mostra como funcionará um voo na Starship

Elon Musk e a sua famosa companhia espacial, a SpaceX, apresentaram novas notícias sobre a sua Starship, incluindo o tamanho total do sistema de lançamento. Para além disso, o CEO da SpaceX ainda anunciou que o sistema poderá chegar a custar menos de 10 milhões de dólares na sua totalidade.

A empresa norte-americana também está a trabalhar continuamente para que este novo engenho possa ser mais rápido e totalmente reutilizável, de forma a que os futuros lançamentos para a Lua e Marte possam ser tão fiáveis quanto possível.

O sistema Starship é composto pelo próprio aparelho espacial e por um propulsor Super Heavy. Após o lançamento e a saída da atmosfera terrestre o propulsor será desacoplado e regressará à plataforma de lançamento para poder ser reutilizado para futuros lançamentos. Já o aparelho espacial fará toda a viagem até o destino, e logo de seguida regressará à Terra.

Quanto a detalhes do propulsor Super Heavy, cada um destes é composto por 29 motores Raptor, mas espera-se que este número cresça para os 33 motores. A iteração atual deste motor é o Raptor version 2, um completo redesign do anterior e que também custa metade do antecessor. De momento a empresa norte-americana é capaz de produzir entre cinco a seis destes a cada semana.

Musk afirmou que o propulsor irá passar cerca de seis minutos no ar. Os primeiros dois serão na subida e outros quatro no regresso à plataforma, oferecendo a oportunidade de cada propulsor realizar três voos por dia. Também foram mencionadas operações de reabastecimento em órbita, uma vez que serão essenciais para voos de longa duração.

Para além da Starship ser capaz de voos e transporte eficientes, também poderá ser capaz de revolucionar a s viagens espaciais, se a SpaceX conseguir realmente tornar os lançamentos tão acessíveis quanto promete. Musk também revelou que um lançamento deste aparelho espacial poderá vir a custar menos de 10 milhões de dólares nos próximos três anos, o que é consideravelmente mais barato que os atuais lançamentos de 60 milhões dos foguetões Falcon 9.

De momento o grande obstáculo da SpaceX é a FAA (Administração Federal de Aviação Norte-Americana) que ainda terá de aprovar os novos lançamentos da Starship. No entanto, a FAA deverá de apresentar o seu relatório ambiental já em Março, altura que a SpaceX espera já ter o seu foguetão pronto. Esperemos assim ter um novo voo orbital muito brevemente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui