Reino Unido acusado de tentar frustrar aplicativos ‘rivais’ para rastreamento da COVID-19

Enquanto países ao redor do mundo lançavam seus aplicativos de rastreamento de contatos COVID-19 ao público, o Reino Unido ainda tentava decidir como seria sua versão do rastreador.

Ele queria uma abordagem independente e centralizada, depois adotou a estrutura da Apple e do Google – uma decisão invertida que desperdiçou três meses de trabalho de desenvolvimento.

Agora, alguns desenvolvedores de aplicativos afirmam que o NHSX – a unidade responsável pelo aplicativo original desde então abandonado – tentou bloquear esforços de empresas rivais, resultando em atrasos que atrasaram o Reino Unido em seus esforços para gerenciar o vírus.

Factos

Conforme relatado pelo The Guardian, os desenvolvedores de aplicativos alternativos de rastreamento de contatos receberam instruções do NHSX ou mesmo do Ministério da Defesa para parar de trabalhar em suas versões, pois eles poderiam desviar a atenção do aplicativo do NHSX quando ele fosse lançado.

Um desses aplicativos, o Covid Symptom Study, foi desenvolvido para rastrear o surgimento de sintomas e casos em todo o Reino Unido, em vez de agir como um rastreador de contato. Desenvolvido pelo King’s College London, o aplicativo tem atualmente mais de três milhões de usuários.

Em entrevista ao Observer, o professor Tim Spector disse que seu aplicativo foi tratado como “o inimigo” pelo NHSX.

“Fomos prejudicados desde o início, em março, quando contatamos o NHSX”, disse ele. “Muitos sinais foram para lugares como universidades, minha universidade, instituições de caridade médicas e faculdades reais para não apoiar nosso aplicativo, porque isso interferiria no deles”.

Spector também disse que muitas pessoas no NHS queriam trabalhar com a equipe do King’s College, mas o haviam aconselhado silenciosamente que tudo teria que passar pelo NHSX.

“Nós pensamos ingenuamente que eles aceitariam nosso aplicativo ou os incorporariam em um”, disse ele. “O objetivo era ajudar o NHS, encontrar os pontos de acesso para que eles pudessem levar os recursos aos hospitais certos.”

Apple e Google

No entanto, vale a pena notar que a estrutura da Apple e do Google vem com uma série de restrições que regulam exatamente quem pode usar a tecnologia e subsequentemente publica aplicativos decorrentes dela, portanto esses aplicativos alternativos teriam enfrentado intenso escrutínio caso fossem lançados oficialmente.

No entanto, o aplicativo Covid Symptom Study e outros ainda podem fazer parte de um “sistema de alerta precoce” no caso de uma segunda onda do COVID-19. Dado que o novo aplicativo de rastreamento de contatos não tem um prazo firme para o lançamento, os dados dessas fontes serão inestimáveis ​​no monitoramento da propagação do vírus.

Enquanto isso, o NHSX castigado criou o “Projeto Oasis”, que reunirá dados importantes de oito aplicativos de rastreamento existentes. Como relatórios do The Guardian, uma empresa de tecnologia sem nome disse que este é um exemplo forte de “mantenha seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui