Ainda estamos muito longe de ver os processadores Tiger Lake-U da Intel em laptops finos e leves – eles provavelmente não chegarão às prateleiras até 2020. No entanto, isso não impediu os boatos do mundo da computação de espalhar vazamentos e especulações sobre esses chips de 10nm.
O mais recente desses vazamentos sugere que esses processadores da próxima geração podem ser compatíveis com a memória LPDDR5. De acordo com o Tom’s Hardware , o vazador de hardware @KOMACI_ENSAKA compartilhou recentemente no Twitter uma notificação da Comissão Econômica da Eurásia (CEE) – registrada em 18 de outubro – que mostra os chips Tiger Lake-U que usam memória LPDDR4X e LPDDR5 (RAM).
Esta é uma excelente notícia para os fãs de laptops finos e leves em todos os lugares, especialmente aqueles que estão esperando até o próximo ano para atualizar seus laptops um tanto antigos.
Isso ocorre porque a taxa de transferência de dados do LPDDR5 pode ser maximizada em 6.400 Mbps – em comparação aos 3.200 Mbps do LPDDR4 e aos 4.266 Mbps do LPDDR4X. As melhorias não param por aí: o LPDDR5 também consome menos energia – até 30% menos que o LPDDR4X e possui o modo de economia de energia “sono profundo” disponível.
Esses recursos são essenciais para tornar os chips Intel Tiger Lake-U ideais para alimentar a próxima geração de laptops finos e leves, pois espera-se que esses dispositivos ofereçam uma vida útil da bateria consideravelmente mais longa.
[EEC] Intel Tiger Lake-U 4+2 External Si + Board LPDDR5 MIO Upgrade Kit (Qual) (UMTU8KEP5Q) https://t.co/i5FVlt1q7F
😮 pic.twitter.com/xQdZ1eNn5X— 比屋定さんの戯れ言@Komachi (@KOMACHI_ENSAKA) October 25, 2019
Informações até agora
Isso não é tudo. No mês passado, também vimos um bootlog , compartilhado por @ InstLatX64 , mostrando suas especificações. Esse vazamento sólido mostra o Tiger Lake-U ostentando quatro núcleos, oito threads para Hyper-Threading, um clock base de 1,0 GHz e um clock de impulso de 3,4 GHz – um salto maciço e promissor sobre o Ice Lake.
Além deste último vazamento, o sucessor de 10nm Ice Lake-U também deverá apresentar gráficos da Geração 12 (GPU). Isso está no topo dos benchmarks que vimos mostrando um desses processadores dando ao Core i7-8665U e Ryzen 7 3700U uma corrida pelo seu dinheiro.