Parece piada, mas não é: Ovelha Choné/Carneiro Shaun é o primeiro “astronauta” na missão à Lua

A ovelha Choné ou o Carneiro Shaun da ESA juntar-se-á à missão não tripulada à Lua quando esta, espera-se, descolar no final deste ano. Com o anúncio, o amado personagem de Aardman torna-se o primeiro astronauta da ESA a participar no programa Artemis.

A inclusão de Shaun é parte de um esforço para aumentar o envolvimento público com a missão Artemis. “Na ESA estamos sempre à procura de novas formas de envolver as pessoas nas nossas missões e projectos”, disse David Parker, Director de Exploração Humana e Robótica da ESA. “Ovelha Choné ou o Carneiro Shaun vai ajudar-nos a fazer exactamente isso, trazendo excitação e diversão à nossa aventura Artemis”

O programa Artemis é um projecto da campanha Lua 2020 da NASA, que visa enviar astronautas de volta à Lua até 2024. O programa tem o nome da deusa grega da Lua, e envolverá tanto missões tripuladas como não tripuladas.

A NASA anunciou que o Artemis 1, o seu foguete SLS de próxima geração, poderia ser lançado já a 23 de Agosto. A missão enviará a nave espacial Orion da agência – assim como os astronautas Shaun e o comandante Moonikin Campos – numa viagem para além da Lua. Se tudo correr como planeado, a cápsula deverá regressar à Terra depois de passar 39 a 42 dias no espaço.

A nave voará pela Lua, usando a gravidade lunar para ganhar velocidade e propulsionar-se 70 000 km para além da Lua, a quase meio milhão de km da Terra. Esta será a mais longe que qualquer humano, ou ovelha, alguma vez viajou.

Aardman não disse tanto, mas o fantoche Shaun irá provavelmente servir como indicador de zero g da missão. Tudo começou com o cosmonauta russo Yuri Gagarin levou consigo um pequeno boneco no primeiro voo espacial humano de sempre, e desde então tornou-se uma tradição para as tripulações espaciais trazerem brinquedos em missões. Até mesmo alguns voos não tripulados tomaram parte na prática. Em Maio, por exemplo, a cápsula Starliner da Boeing trouxe Jebediah Kerman do Programa Espacial Kerbal para a Estação Espacial Internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui