Novidades do WWDC da Apple

Leia o artigo completo para ver quais as novidades que Steve Jobs apresentou na WWDC, sobre o iOS, Mac OS e o novo iCloud.

Já tinha sido anunciado que seria ontem que o iCloud e o iOS 5 iria ser apresentado, e tal como se esperava, grandes novidades foram apresentadas. Fica aqui um resumo do mais importantes, sobre os três softwares apresentados.

iCloud

Tal como anunciado anteriormente, o iCloud foi mesmo apresentado ontem para o mundo, e anunciado que já estaria disponível para a versão Beta do iOS 4.3, mas só totalmente funcional na versão iOS 5, que deverá ser lançado no Outono. O novo iCloud é o antigo Mobile Me.

O iCloud será gratuito para os clientes Apple, e terá 5 GB de armazenamento “em nuvem”, o que é uma excelente novidade, comparando com os outros concorrentes. Mas não é só música que poderá armazenar, pode armazenar desde photos a filmes, contactos ou mensagens, qualquer coisa que queria guardar na “nuvem” e que queria ver em outro equipamento da Apple.

Com o iCloud poderá incluir uma interacção entre, até 10, equipamentos de forma automática, por exemplo, assim que fizer upload de uma fotografia, estará disponível em qualquer dos equipamentos que tiverem o acesso à sua iCloud.

No entanto, o serviço que será pago é o iTunes “em nuvem”.O iTunes disponibilizará espaço até 5 mil músicas, sendo que as músicas descarregadas do iTunes não contam para este espaço. Mas se tem muitas músicas suas, no seu disco rígido, não desespere. O iTunes Match, que será o antigo Lala.com que foi comprado pela Apple, e que o que fará é encontrar as músicas que você tem no seu disco rígido, e em vez de fazer upload para o iCloud, irá aproveitar as milhões de músicas do iTunes para adicionar as músicas armazenadas no seu disco rígido, e poder usufruir em qualquer lado. Este serviço, como tínhamos já mencionado, terá um custo de 25$(24.99$).

iOS 5

A nova versão do sistema operativo para gadgets, o iOS 5 estará disponível em todos os gadgets portáteis, iPad, iPod e iPhone em Outuno, e foi onde Steve Jobs deu mais novidades.

O iOS 5 passará a ter um centro de notificações, onde terá todas as notificações num único sítio, e também irão disponibilizar um tipo de “Quiosque” para os jornais, onde estarão todos os jornais online que vocês tenham subscrito, para assim poderem aceder num único local.

Mas uma das grandes novidade é o iMessage, que é o mesmo que o BBM do Blackberry, que permite o envio de mensagens sem qualquer custo, para qualquer dispositivo da Apple, sem qualquer limite.

Outro dos melhoramentos que a Apple fará é o melhoramento do Safari e do email. No caso do Safari trará melhoramento na funcionalidade de navegação na Internet, desde separados mais fluídos e de rápido acesso, até ao Safari reader, onde poderá ver artigos sem publicidade.No e-mail, e com o iCloud, haverá bastante sincronização, e também haverá bastante melhoramento na interface do email, como nas opções que tem, como marcar mensagens como importantes, ou pesquisar no corpo da mensagem.

A sincronização por Wi-fi será melhorada, e poderá sincronizar o gadget com um computador, melhorando a interacção com o mesmo, podendo fazer backups através do iTunes do seu computador, se tiver um Wi-Fi partilhado. Mas outra das novidades, é que já não precisará de ligar o seu gadget ao Computador ou Mac para actualizar. Poderá actualizar através de uma rede Wi-Fi e farão backups directo para o iCloud.

Mac OS X Lion

Para começar, indico já o preço desta actualização, 23.99€ e estará disponível já em Julho.

Esta nova versão do sistema operativo para Mac traz novas funcionalidades, e bastante melhoramentos, mas vou fazer um resumo do mais importante.

Uma das novidades é o gestos multi-touch, que trouxe bastantes novidades para a sua interacção no Mac ou na Internet. Além disso, a própria interacção em aplicações promete ficar bastante melhorada, nomeadamente com o Launchpad, que com poucos toques consegue ter todas as aplicações visíveis, e também as aplicações passam a estar disponíveis em ecrã inteiro, melhorando a funcionalidade, que já era excelente, de um Mac.

A Mac App Store estará disponível neste sistema operativo, e promete, também, mais facilidade em encontrar as suas aplicações favoritas, tal como instalar e aceder às mesmas.

Os requisitos de sistema para esta actualização do sistema operativo é o Core 2 duo e 2 GB de RAM, e o preço, como já referi, é de 23.99€, se compararmos com a Microsoft, e o seu Windows, é bastante inferior.

Fonte: Engadget e Apple

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here