MWC 2016: LG G5 com Magic Slot é o passo na tecnologia modular

Red Magic 3S

LG G5 MWC (1)

O novo telemóvel que a LG hoje estreou no MWC representa um grande passo em direção ao futuro. As especificações de topo deixaram os especialistas em tecnologia estupefactos de imediato, mas a tecnologia Magic Slot que a marca coreana apresentou deixou a audiência boquiaberta.

A estreia deste telefone topo de gama no mercado acontecerá ainda este ano. O que é o Magic Slot?

O que é o desenho modular?

LG G5 MWC (4)A LG não inventou um conceito de produto novo. A filosofia modular pode ser encontrada em aplicações tão distintas como móveis, roupa, informática e até mesmo nos brinquedos onde a Lego desde cedo ficou reconhecida pela infinita combinação de possibilidades com os seus pequenos blocos coloridos de plástico.

Também noutras indústrias, como por exemplo a automóvel, e por questões de economia de escala se recorre cada vez mais à modularidade de componentes de forma a que sejam utilizados no mais amplo conjunto de produtos sem ser necessário investir em conceções únicas modelo a modelo.

Aqui, aplicada ao conceito da tecnologia, a modularidade pode ser encarada como a adaptação dos produtos às necessidades que tenhamos no momento e uma personalização ímpar de forma a que realizem da melhor forma as tarefas desejadas pelos utilizadores.

O pioneirismo da Google e do seu Project Ara

A crescente importância dos smartphones no quotidiano e a necessidade que tem nas nossas vidas, capaz até de ser responsável pela identidade de cada um, despertou a Google no estudo e desenvolvimento de um smartphone com caraterísticas modulares, que pudesse a qualquer momento ser alterado pelo utilizador sem necessidade de recurso a técnicas ou ferramentas complicadas.

Esse projeto recebeu a designação de Ara, e até ao momento não teve ainda qualquer produto finalizado apto para comercialização e utilização real.

Primeiro passo para os consumidores: design semi-modular

LG G5 MWC (5)Como ainda não temos a possibilidade de utilizar smartphones totalmente modulares, a LG abriu as hostilidades com um passo arriscado em direção ao futuro. Rompendo com todos os paradigmas existentes até ao momento neste campo, o smartphone hoje apresentado em Barcelona pela empresa de eletrónica representa, todavia, uma aposta conservadora já que para o desenvolvimento de componentes totalmente modulares seria necessário um investimento de dezenas de milhões de euros e o mercado poderia não estar apto a receber daí o design semi-modular.

O LG G5 oferece a possibilidade de conectar módulos diretamente à motherboard do dispositivo, o que ampliará o leque de possibilidades. Desta forma os consumidores terão hipótese de aumentar a capacidade de bateria, incorporar novas câmaras ou módulos de conetividade entre tantas outras, assim como expandir a memória de forma a ultrapassar a inevitável desatualização que a passagem do tempo implica.

LG G5: revolucionário num segmento que estava a estagnar

LG G5 MWC (11)Os smartphones revolucionaram o mercado quando surgiram, inicialmente atraíram consumidores pela possibilidade de consultarem e responderem a e-mails em tempo real. Depois surgiu a navegação na Internet, até que o iPhone revolucionou o mercado com um dispositivo que aliava aplicações talhadas especificamente para funções de media, produtividade ou navegação.

Volvidos cerca de uma década os produtos têm evoluído pouco além da natural escalada em termos de características técnicas (processador, RAM ou memória).

O novo G5 revela um trabalho espantoso da LG que certamente servirá para arrastar outros fabricantes para ofertas idênticas. Além de evitar a desatualização com o passar dos anos o novo LG G5 dará aos seus utilizadores a possibilidade de adaptarem o telefone às suas necessidades.

LG G5 MWC (10)Por exemplo às pessoas que viagem oferecer mais capacidade de bateria, aos amantes da fotografia uma super câmara, ou aos audiófilos uma placa de som com caraterísticas avançadas. A grande nota de destaque para este equipamento vai ainda para a possibilidade de todos terem os smartphones que ainda agora concebemos apenas com um conjunto de módulos no bolso.

Preço e características técnicas principais do LG G5

Segundo rumores que circulam na Internet o LG G5 terá um preço de venda ao público na ordem dos 650 euros na Europa.

ModeloLG G5 
 Ecrã IPS LCD com 5,6 polegadas ; 1440 X 2560 px; ~525 ppi Display Density
 OSAndroid v6.0 (Marshmallow)
Vidro/InterfaceCorning Gorilla Glass 4
LG Optimus UX 5.0 Interface
Memória4GB RAM, 64GB Internos
Slot para cartões MicroSD externos (até 200GB)
Processador64bit Qualcomm Snapdragon 820 SoC
GPUAdreno 520
Conetividade2G, 3G, 4G LTE,
HSPA, EDGE, GPRS etc.
CâmaraTraseira: 20 MP ([email protected] video)
Dianteira: 8 MP ([email protected] recording)
FuncionalidadesSuporte para vídeo 4k, Estabilização ótica da imagem, Autofocus suportado por feixes laser
Flash de LED …
Bateriaiões de lítio com 4000 mAh de capacidade e recarregamento rápido

O maistecnologia.com esteve presente no MWC 2016 a convite da Huawei Portugal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here