Microsoft: atualização do Windows 10 mais importante da década para breve

No dia de abertura da conferência de programadores Build, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que a próxima geração do seu sistema operativo Windows será revelada “muito em breve”. Ora isso são excelentes notícias, já que tudo aponta para que em vez de haver uma nova versão do Windows, tudo passará por ser atualizações com novas funcionalidades, ao estilo do que a Apple já faz com o seu sistema operativo MacOS.

De acordo com The Verge, embora não tenha revelado detalhes importantes, Nadella afirmou que sua empresa está a planear “uma das atualizações mais significativas do Windows da última década”, o que aumenta muito as espectativas e vai ao encontro de alguns rumores sobre grandes mudanças no Windows.

“Em breve, partilharemos uma das atualizações mais significativas do Windows da última década para desbloquear maiores oportunidades económicas para os programadores e criadores. Estive a testá-lo nos últimos meses e estou extremamente animado com a próxima geração do Windows “, disse Nadella durante o seu discurso na de abertura do evento anual de programadores que, mais uma vez, é feito pelo digital.

Durante esta apresentação, acrescentou: “Nossa promessa para si é esta: criaremos mais oportunidades para todos os programadores do Windows hoje e daremos as boas-vindas a todos os criadores que procurem a plataforma mais inovadora, nova e aberta para construir, distribuir e monetizar aplicações. Estamos ansiosos para partilhar mais informações em breve. “

A Microsoft tem trabalhado em uma nova loja de aplicações para Windows nos últimos meses, juntamente com algumas mudanças significativas na interface do utilizador do sistema operativo. Nadella pareceu fazer referência às mudanças da loja, com a promessa de desbloquear uma melhor forma de monetizar para programadores e criadores dentro do próprio Windows.

Isso provavelmente incluirá algumas mudanças significativas na Windows Store, permitindo que os programadores enviem qualquer aplicação do Windows – incluindo browser como Chrome ou Firefox. Até já houve algumas informações a apontarem para a possibilidade de a gigante do Windows permita lojas de aplicações terceiras e, dessa forma, os programadores possam evitar a comissão de 15% em aplicações e 12% em jogos que a Microsoft cobra através da sua loja.

A menção específica de Nadella de uma “próxima geração do Windows” também é interessante. A Microsoft normalmente se refere a tudo como “Windows 10”, e essa menção pode sugerir que a empresa está a preparar uma mudança mais significativa com a marca do Windows do que apenas a interface do utilizador. Poderemos até ver cair o número 10, e passar a ser única e exclusivamente Windows.

A Microsoft confirmou na semana passada que o Windows 10X, seu sistema operacional originalmente construído para dispositivos de ecrã duplo não será comercializado, apontando para que tudo o que foi feito para essa versão do sistema operativo se junte à versão do Windows normal. Aliás, na última atualização já verificámos algumas mudanças de design.

A Microsoft também quer melhorar as funções básicas do Windows, com correções, a adição do recurso HDR do e melhorias no suporte de áudio Bluetooth, indica o The Verge. A grande reformulação da interface do utilizador do Windows 10 deve estrear ainda este ano. Por enquanto, porém, Nadella disse que ouviremos mais sobre o futuro do Windows “muito em breve”, portanto há que esperar mais um pouco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui