Microsoft altera uma coisa no Windows 14 anos depois…

É mais uma semana, o que significa que também surge uma nova versão de teste do Windows 10 para os Insiders começarem os testes. O código é 21376 e está a ser lançada no Insider Dev Channel com um monte de correções e mudanças. Mas a mudança mais notável é uma alteração do Windows que não é mexida há mais de 14 anos.

Como parte do atual Windows 10 Insider Preview build 21376, a Microsoft apresenta a nova “Segoe UI Variable” de sua própria família de fontes Segoe UI. Também introduziu uma nova fonte padrão para o Windows 10 pela primeira vez. A fonte se expandirá gradualmente para todas as superfícies visuais no futuro, sendo que nesta fase inicial apenas surgirá em algumas partes do Windows 10.

O padrão atual é Segoe UI, que foi projetado pelo designer de fontes Steve Matteson para a Microsoft em 30 de janeiro de 2007 com o lançamento do Windows Vista. Até essa altura, a fonte utilizada era Tahoma

Com desenvolvimento adicional da Segoe UI normal, que tem um eixo óptico para que a fonte possa ser perfeitamente dimensionada de pequeno a grandes tamanhos de tela. A interface de usuário Segoe foi originalmente projetada para tamanho de fonte de 9 pontos e área imprimível apenas.

Por meio de otimizações correspondentes, Segoe UI Variable oferece legibilidade ainda melhor com contornos menores e significativamente melhor para tamanhos de fonte maiores e foi especialmente adaptado para a tela.

Portanto, a nova fonte é uma candidata à principal atualização de design do Windows 10 como parte do projeto Sun Valley liderado por Panos Panay, que será concluído no final do ano e será lançado pela primeira vez como uma atualização do Windows 10 21H2.

A variável Segoe UI já faz parte do sistema operacional, mas está sendo introduzida gradualmente em todas as áreas da interface visual. Isso significa que nem todas as interfaces visuais estão usando a nova fonte ainda.

Como de costume, a versão atual do Windows 10 Insider Preview Build 21376 está disponível para todos os participantes do Programa Windows 10 Insider e agora está disponível para download na área de programadores, sendo que além desta novidade, conta com muitas alterações e, nomeadamente, correções.

A Microsoft tem mais informações no seu blog do Windows.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here