Meta prepara-se para concorrer com o Twitter (e copiar o Mastodon)

As redes sociais parecem já estarem paradas no tempo, como se a evolução não fosse novas redes sociais, mas transportá-las para outros mundos, como o Metaverso, que a Meta está a apostar forte. Mas, parece que não é bem assim e se as atuais potências das redes sociais, têm vindo a copiar a tendência do Tiktok, porque não fazerem-se concorrência umas às outras?

Ora, é isso que a Meta pode fazer em breve, já que as informações apontam que a empresa gestora do Facebook está a preparar um concorrente ao Twitter. Isso mesmo que leu. E as informações até vão mais longe, já que a ideia pode ser através de tecnologia blockchain e descentralizada, copiando o “sucesso” do Mastodon.

O grupo de Mark Zuckerberg está a atravessar uma fase difícil, já que tem vindo a perder utilizadores no Facebook e o Metaverso parece que ainda está um pouco longe de “disparar”, por isso quer tirar partido das dificuldades do Twitter e fazer a sua aposta em redes sociais descentralizadas.

Com a excepção das suas ambições no metaverso, a Meta dificilmente brilhou nos últimos anos. E não é lançando um clone no Twitter que a empresa de Mark Zuckerberg se arrisca a modernizar a sua imagem. No entanto, a Meta está prestes a explorar esta avenida.

Inicialmente divulgado pelo site MoneyControl e depois confirmado pela própria Meta ao site Platformer, um dos seus porta-vozes disse no final da semana passada: “Estamos a pensar numa rede social descentralizada e independente que permita às pessoas partilhar mensagens escritas em tempo real […] Pensamos que existe um nicho para um espaço específico onde criadores e figuras públicas podem partilhar atempadamente actualizações sobre os seus interesses”, disse ele.

Não é preciso muito para imaginar um Twitter ao estilo Meta, colocando o texto no centro das trocas e procurando capitalizar a enorme base de utilizadores dos serviços na sua mão (para além do Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp). O momento parece ser oportuno, uma vez que o Twitter tem passado por dificuldades desde à aquisição pelo seu novo proprietário, Elon Musk, que incorreu na ira de boa parte dos seguidores da rede ao despedir mais de dois terços dos empregados.

Serviço Meta descentralizado copiando o Mastodon?

Por enquanto, não sabemos quase nada sobre este novo projecto de rede social, excepto que seria um serviço ligado à Instagram (e portanto às suas contas de utilizador), mas cujo funcionamento seria descentralizado (com servidores independentes), a estratégia seguida pelo Mastodon, uma rede social que ganhou muito protagonismo após o problema gerado pelo Twitter.

Isto permitiria potencialmente a sua interoperabilidade com outros serviços de mensagens, respondendo ao mesmo tempo favoravelmente aos desejos das autoridades públicas americanas e europeias, que estão a pressionar no sentido da interoperabilidade das plataformas.

Sabe-se também que a sua supervisão foi confiada a Adam Mosseri, o actual chefe da Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui