Após Elon Musk assumir o Twitter dois milhões de utilizadores migraram para o Mastodon

Mastodon, uma plataforma de social media descentralizada considerada por muitos como uma alternativa viável ao Twitter, sentiu um crescimento massivo na sua base de utilizadores ao longo de um mês.

De Outubro a Novembro, o Mastodon viu um incrível aumento de 800% nos seus utilizadores mensais ativos, passando de 300.000 para 2.5 milhões. O aumento da popularidade é largamente atribuído à aquisição do Twitter pelo empresário de tecnologia Elon Musk perto do final de Outubro.

A publicação de Rochko abordou também as proibições revertidas do Twitter de partilhar links para Mastodon, bloqueio de jornalistas e a própria conta @joinmastodon após a proibição ainda em vigor de @ElonJet. “Este é um lembrete claro de que as plataformas centralizadas podem impor limites arbitrários e injustos sobre o que pode ou não dizer enquanto mantém o seu gráfico social como refém”, disse Rochko. “No Mastodon, acreditamos que não precisa de existir um intermediário entre si e o seu público e que os jornalistas e instituições governamentais, especialmente, não devem depender de uma plataforma privada para atingir o público.”

O Mastodon não é o único substituto do Twitter para a qual as pessoas estão recorrendo. Existe o Post, liderado pelo ex-CEO do Waze, Noam Bardin, o Hive, que foi relançado recentemente após lidar com alguns problemas de segurança, e plataformas sociais mais conhecidas como Discord, Tumblr e Reddit.

Apesar do crescente interesse em algo que não o Twitter, a rede social ainda está em alta com mais de 17,5 milhões de pessoas a votarem na recente pesquisa de Musk a perguntando se ele deveria deixar o cargo de CEO do Twitter. Musk afirmou também repetidamente que o uso do Twitter está em alta.

Rochko, no entanto, parece confiante no futuro do Mastodon. “Compreendendo que a liberdade de imprensa é absolutamente essencial para uma democracia funcional, estamos entusiasmados em ver o Mastodon a crescer e tornar-se num nome familiar nas redações de todo o mundo, e estamos comprometidos em continuar a aprimorar o nosso software para enfrentar os novos desafios que vêm com o rápido crescimento e procura crescente”, escreveu ele.

Fonte: mastodon

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui