iOS 18 pode trazer IA generativa ao iPhone

A inteligência artificial (IA) generativa pode chegar aos iPhones e iPads a partir de 2024, trazendo uma ferramenta semelhante ao ChatGPT para os dispositivos da Apple. A possibilidade foi revelada pelo analista da Haitong International Securities, Jeff Pu, e noticiada pelo The Standard.

De acordo com o especialista em assuntos relacionados à Apple, a gigante de Cupertino tem planos de começar a construir “algumas centenas” de servidores de IA ainda em 2023. Este trabalho deve ficar mais intenso a partir do próximo ano, quando a tecnologia pode estrear nos aparelhos da marca, no segundo semestre.

Embora não saibamos muito sobre como será a IA em smartphones, a Apple já tem o veículo perfeito para uma interface de IA: a Siri. Portanto, pode surgir uma nova versão da Siri no centro desta revolução da IA ​​da Apple, feita usando a tecnologia de modelo de linguagem grande (LLM) por detrás de chatbots como o ChatGPT.

A Apple tem vindo a trabalhar na tecnologia há anos e seu software chatbot é conhecido internamente como Ajax. Isso vai aproximar-nos do cenário do filme de ficção científica de um assistente digital que pode comportar-se muito como uma pessoa real.

De acordo com a notícia, a Apple gasta milhões de euros por dia no desenvolvimento da sua tecnologia de IA.

Há rumores de que a IA possa vir a ser usada para gerar listas de reprodução no Apple Music, para ajudar ao escrever documentos no Apple Pages ou para criar slides no Keynote, bem como as implementações 365 CoPilot da Microsoft nas aplicações Office da empresa.

No entanto, o desenvolvimento não ocorre sem problemas. A Apple congelou temporariamente o desenvolvimento de novas funcionalidades no projeto no início deste mês porque os testes de “qualidade das versões iniciais falharam”. A equipa de desenvolvimento foi instruída a concentrar-se na correção de bugs e falhas, o que levanta a questão de saber se a Apple tem recursos suficientes. Está na altura de preparar uma mudança revolucionária no software do iPhone, mas que se impõe que seja a tempo para o lançamento do iPhone 16.

Pode instalar-se a discussão se a IA do iPhone deveria acontecer toda no dispositivo ou se deveria ser permitido transferir parte de seu trabalho para a nuvem.

Fonte: The Standard

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui