Investigadores desenvolveram roupas inteligentes que já parecem mais “normais”

Os sensores incorporados podem ajudar a formar atletas e dar aos robôs a ‘pele’ sensível ao toque. A tecnologia wearable é muitas vezes útil, mas raramente tão confortável como a sua camisola favorita. O MIT CSAIL pode agora tornar a tecnologia absolutamente confortável.

Os seus investigadores dizem que desenvolveram roupas inteligentes cuja “electrónica táctil” pode rastrear movimentos corporais ainda mais subtis , ao mesmo tempo que procuram comportar-se como vestuário macio e respirável que muitos usariam todos os dias.

Os têxteis são tricotados por máquinas usando tanto material convencional como fibras piezoresistive´ que reagem à pressão e mantêm as formas 3D arbitrariamente. A aprendizagem automática ajuda a calibrar e corrigir os sensores para que produzam resultados consistentes. As redes neurais, entretanto, produzem sequências de entrada nos dados mais utilizáveis , e prevê as posturas.

O resultado é um sistema que não só pode capturar muitos pontos de dados de uma forma pouco intrusiva, mas inferir o que está a fazer sem precisar de sensores em todo o seu corpo.

Os protótipos iniciais cobrem uma vasta gama de possibilidades. As luvas podem detetar o que tocas, enquanto as meias podem dizer quando estás a agachar ou de pé, nos dedos dos pés. Um colete inteligente pode reconhecer poses e até a textura do sofá em que está sentado. Há também uma manga que reage à pressão no braço. A tecnologia é feita com materiais acessíveis e seria relativamente fácil de produzir em massa. A CSAIL prevê uma gama de usos para humanos. Os atletas poderão gravar as suas posturas e ajudar os novatos a aperfeiçoar a forma.

Atletas assistidos poderão obter ajuda mais cedo se houver sinais de que tiveram uma queda. No entanto, a tecnologia pode até ajudar os robôs – poderemos ensinar robôs a imitar tarefas, ou dar-lhes uma “pele” com o sentido avançado de toque que normalmente não têm. Noutras palavras, isto pode ser útil mesmo que não tornar-se parte do seu guarda-roupa.

Fonte: Engadget

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here