Investigadores desenvolveram roupas inteligentes que já parecem mais “normais”

Os sensores incorporados podem ajudar a formar atletas e dar aos robôs a ‘pele’ sensível ao toque. A tecnologia wearable é muitas vezes útil, mas raramente tão confortável como a sua camisola favorita. O MIT CSAIL pode agora tornar a tecnologia absolutamente confortável.

Os seus investigadores dizem que desenvolveram roupas inteligentes cuja “electrónica táctil” pode rastrear movimentos corporais ainda mais subtis , ao mesmo tempo que procuram comportar-se como vestuário macio e respirável que muitos usariam todos os dias.

Os têxteis são tricotados por máquinas usando tanto material convencional como fibras piezoresistive´ que reagem à pressão e mantêm as formas 3D arbitrariamente. A aprendizagem automática ajuda a calibrar e corrigir os sensores para que produzam resultados consistentes. As redes neurais, entretanto, produzem sequências de entrada nos dados mais utilizáveis , e prevê as posturas.

O resultado é um sistema que não só pode capturar muitos pontos de dados de uma forma pouco intrusiva, mas inferir o que está a fazer sem precisar de sensores em todo o seu corpo.

Os protótipos iniciais cobrem uma vasta gama de possibilidades. As luvas podem detetar o que tocas, enquanto as meias podem dizer quando estás a agachar ou de pé, nos dedos dos pés. Um colete inteligente pode reconhecer poses e até a textura do sofá em que está sentado. Há também uma manga que reage à pressão no braço. A tecnologia é feita com materiais acessíveis e seria relativamente fácil de produzir em massa. A CSAIL prevê uma gama de usos para humanos. Os atletas poderão gravar as suas posturas e ajudar os novatos a aperfeiçoar a forma.

Atletas assistidos poderão obter ajuda mais cedo se houver sinais de que tiveram uma queda. No entanto, a tecnologia pode até ajudar os robôs – poderemos ensinar robôs a imitar tarefas, ou dar-lhes uma “pele” com o sentido avançado de toque que normalmente não têm. Noutras palavras, isto pode ser útil mesmo que não tornar-se parte do seu guarda-roupa.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui