Instagram copia cada vez mais o TikTok

Não haja dúvidas que a Meta inovou muita coisa na internet, nomeadamente nas redes sociais e/ou comprou projetos que acabaram por ser grandes sucessos, com o Instagram ou o WhatsApp. Mas, também é verdade que não se esconde quando percebe que outras estão a fazer a coisa certa e copia, descaradamente, as funcionalidades.

Isto não acontece apenas no Facebook e Instagram, a Google já fez as mesmas coisas no YouTube, com o shorts por exemplo. E não podemos ficar surpreendidos. É que o TikTok surpreendeu o mundo durante 2021, tornando-se mesmo no site mais visitado do ano, ultrapassando não só o Facebook mas também o Google, que liderava esta tabela há muitos anos. Por isso, não podemos ficar surpreendidos quando vemos a Meta a copiar uma funcionalidade do TikTok para o Instagram.

Segundo o que foi descoberto pelo TechCrunch, um novo teste do Instagram deixaria o aplicativo ainda mais parecido com o TikTok. O Instagram está a experimentar feeds verticais em ecrã completo, uma das coisas que o TikTok sempre se distingiu e o caracterizou.

Ao abrir o aplicativo do Instagram, os utilizadores veem imediatamente o conteúdo vertical destinado a trazer o vídeo para o destaque da aplicação. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, confirmou o teste num vídeo publicado no Twitter, onde afirma que fotos e vídeos maiores começariam a aparecer em alguns feeds.

Uma imagem partilhada pelo Instagram mostra um feed inicial ocupado por uma post em ecrã completo com comentários, legendas, gostos e outros recursos colocados na parte superior em vez de em baixo.

Embora a barra de Stories não esteja presente na parte superior do ecrã na imagem, Seine Kim, porta-voz do Meta, diz que a visualização mostra o feed inicial quando os utilizadores começam a rolar e que as Stories ainda estarão acessíveis na parte superior. Outras opções como pesquisa, compras ou o próprio perfil do utilizador ainda estarão acessível através de botões na parte inferior do ecrã. Notificações, mensagens e novos recursos permanecem no topo, juntamente com a capacidade de alterar entre contas.

A escolha do Instagram de testar feeds focados em vídeos imersivos não é exatamente uma surpresa. A empresa tem destacado fortemente o vídeo de formato curto para criadores e utilizadores, oferecendo bónus em dinheiro para os criadores que fazem os melhores vídeos. E certamente que não gosta nada que os utilizadores partilham os vídeos feitos através do TikTok na sua rede social.

No final de abril, Mosseri disse que a plataforma mudaria seu algoritmo de classificação para recompensar o conteúdo “original” sobre o conteúdo republicado. E a plataforma vem investindo em ferramentas de criação para desviar o conteúdo original de seus concorrentes: o Instagram começou a testar os modelos no final de abril, permitindo que os criadores usem os formatos existentes nos seus próprios vídeos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui