Hospital Garcia de Orta sofre ataque informático

Parece que os ciberataques estão na moda. E instituições com sede em Portugal tem estado na mira dos hackers.

Após o grupo Impresa, a Vodafone Portugal foi alvo de grande ataque informático, que levou mesmo a problemas nos serviços da empresa durante alguns dias, sendo que mais recentemente foi a vez do grupo de saúde Germano de Sousa. Seguiu-se outro grande grupo económico, a Sonae, que é conhecida por deter o Continente.

Hoje foi a vez do hospital Garcia de Orta ser alvo de um ataque informático. Actualmente a falha de sistema está a “afetar vários serviços, levando mesmo ao cancelamento de algumas consultas e cirurgias, avançam a CNN Portugal e a RTP. A estação pública refere que estará em causa um cibertaque.

Num comunidado, a unidade hospitalar de Almada anunciou que activou o protocolo de segurança, “entrando em contacto com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) que já está a acompanhar a situação”.

O Garcia de Orta disse ainda que “ativou de imediato o protocolo de segurança, entrando em contacto com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) que já está a acompanhar a situação”.

“O HGO está a desenvolver todos os esforços para minimizar o impacto deste ataque e resolver a situação com a maior brevidade possível”, acrescentam.

O Hospital Garcia de Orta está a ser alvo do segundo ataque informático desde a sua existência.  Por agora, o hospital não se encontra a receber doentes que venham de outros hospitais, e tanto os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde como a Polícia Judiciária já estão a trabalhar para tentar resolver mais um caso em que a segurança informática foi comprometida.

Entretanto, ontem, também a Ordem dos Engenheiros anunciou que o seu site tinha sido alvo de um ataque informática e, de momento, ainda se encontra a avaliar a causa, que até ao momento não é conhecida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui