Ataque informático: Alarme nuclear interrompe TV e causa o pânico na Rússia

Um ataque informático a várias estações de rádio e televisão russas causou o pânico entre a população quando a programação foi inesperadamente interrompida por um anúncio de um alerta nuclear iminente.

A mensagem exortava os cidadãos a procurarem imediatamente abrigo contra a ameaça. Felizmente, verificou-se mais tarde que o alerta era falso e que não existia perigo nuclear.

A mensagem foi transmitida em alguns canais de televisão e rádio atingindo a população de Sverdlovsk, especialmente a capital Ekaterinburg. Este é o terceiro ataque informático às TVs russas em muito pouco tempo: o primeiro o aviso de um ataque aéreo (22 de fevereiro), depois uma ameaça de míssil (28 de fevereiro). E agora o ataque nuclear, completo com um convite para ingerir pílulas de iodeto de potássio para se proteger da radiação.

“Houve um ataque, vá urgentemente para um abrigo. Feche portas e janelas, use máscaras de gás de todos os tipos. Na ausência de máscaras de gás, use ligaduras de algodão.”

O recente ataque cibernético aos meios de comunicação russos ainda está sob investigação, com as autoridades ainda sem identificar os culpados. O ataque foi descoberto quando as mensagens foram transmitidas em canais de rádio e televisão durante o conteúdo pré-gravado.

Isto provocou uma resposta do Kremlin, que procurou assegurar aos telespectadores que as transmissões não eram intencionais e que eram o resultado de uma falha de segurança nos sistemas informáticos dos meios de comunicação social afetados.

Este ataque foi completamente diferente do ataque hacker que atingiu a Rússia no último dia 9 de maio, dia em que se comemora a vitória da União Soviética e dos seus aliados na Segunda Guerra Mundial. A transmissão ao vivo pela TV do discurso de Putin à nação foi interrompida por mensagens antiguerra: muito longe do pânico gerado pelo apelo para se refugiar imediatamente em bunkers nucleares.

FONTEThe Telegraph

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui