GPT-4: Sucessor do ChatGPT vai criar vídeo a partir de texto

Achou o ChatGPT fascinante, apesar de todas as suas falhas? A próxima versão está prestes a chegar e vai dar maos um salto impressionante. A próxima geração do modelo de linguagem desenvolvido pela empresa americana de inteligência artificial OpenAI, GPT-4, deverá ser apresentada em meados de Março, segundo o site alemão Heise Online, que se baseia em declarações de funcionários da Microsoft Alemanha.

Um modelo linguístico é um modelo estatístico, que determina a disposição das palavras numa frase, a forma como se relacionam entre si, mas também quais as palavras que mais provavelmente aparecerão após uma sequência específica. Em suma, um modelo linguístico modela esta distribuição utilizando algoritmos e matemática.

Especializado na geração de texto, o ChatGPT baseia-se numa versão melhorada do GPT-3 (a terceira versão do modelo de linguagem OpenAI), chamada GPT-3.5. GPT-3 mobiliza 175 mil milhões de parâmetros e consegue imitar a linguagem natural com um certo brilho: pode acreditar-se que se está a conversar com outra pessoa.

O que há de novo no GPT-4?

O GPT-4 tem sido objecto de grandes rumores desde 2022. Diz-se que tem ainda mais parâmetros (o que não é verdade, de acordo com Sam Altman, o fundador do OpenAI). No entanto, diz-se que o modelo linguístico é muito refinado e esperam-se progressos no tratamento de prompts. Além disso, o GPT-4 deve também ter informação e dados mais recentes.

Mas a principal transformação do GPT-4 seria uma capacidade multimodal; actualmente, o ChatGPT só pode tratar de texto (escreve-se um pedido a ele, ele responde escrevendo o que encontra). Com o GPT-4, deveria também ser possível tê-lo a manipular imagens, vídeos, som, etc., o que seria uma grande evolução. É verdade que a própria OpenAI já tem um modelo para imagens, o Dall-E, bem como também já vimos o que a Google fez com som, mas criar vídeos? Este seria, sem dúvida, impressionante.

Os detalhes desta quarta geração GPT (acrónimo de Generative Pre-Trainer Transformer) são um mistério. Citado pela Heise Online, o director técnico da Microsoft Alemanha Andreas Braun disse que “vamos apresentar o GPT-4, que irá oferecer modelos multimodais com possibilidades completamente diferentes, por exemplo, vídeos“.

A confiança da Microsoft sobre quando o GPT-4 será apresentado não é inteiramente surpreendente – o gigante do software tem estado muito próximo do OpenAI nos últimos anos. Em 2019, a empresa Redmond estava a investir mil milhões de dólares no arranque. Este ano, o investimento subiu para 10 mil milhões de dólares. E o ChatGPT está a ser integrado no ecossistema Microsoft.

Acontece que a Microsoft vai realizar um evento de IA a 16 de Março. Obviamente, é provável que nessa altura saberemos mais sobre o GPT-4. O salto qualitativo é a grande expetativa. Enquanto o GPT-4 irá obviamente progredir na variedade de tratamentos, a precisão do seu trabalho continuará a ser a principal referência. Para o OpenAI, este será o principal desafio, uma vez que o ChatGPT tem mostrado algumas limitações, que na integração com o Bing foram claras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui