O DALL-E é um gerador de imagens que tem vindo a ganhar fama nos últimos tempos devido à sua capacidade de criar imagens a partir de simples descrições introduzidas pelo utilizador.
As descrições não precisam de ser muito detalhadas, sendo que o DALL-E também permite alterações às imagens já geradas, de forma a obter o resultado pretendido. Este software foi criado pela OpenAI, uma instituição de pesquisa em inteligência artificial que também tenta promover e desenvolver a mesma.
A OpenAI lançou, no passado dia 20 de julho, a versão beta do seu software de imagens. Nas próximas semanas, esta versão será disponibilizada a 1 milhão de utilizadores, os quais serão escolhidos de uma lista de espera. Quem participar nesta beta terá acesso a 50 créditos iniciais. Cada crédito permite gerar até 4 imagens ou até 3 alterações de imagem. A cada mês o utilizador também receberá 15 créditos sem qualquer custo adicional Caso estes 50 créditos não sejam suficientes, o utilizador terá a opção de adquirir pacotes com mais 115 créditos por 15 dólares.
A instituição de pesquisa também expandiu os termos de utilização do seu software para incluir projetos comerciais. Agora é possível gerar imagens e imprimi-las em t-shirts ou posters. Apesar disto, a OpenAI ainda continua a rejeitar a utilização do DALL-E para gerar, faces com feições realistas, conteúdo explicito e conteúdo relativo a determinadas pessoas e/ou entidades.
Esta última rejeição traduz-se no receio da OpenAI para com a utilização do seu software na criação de deepfakes para más finalidades, especialmente numa época em que existe um enorme conflito na Ucrânia.
O DALL-E não é apenas uma aplicação recreativa. A sua capacidade para gerar imagens de alta fidelidade e detalhe é uma amostra do potencial que a inteligência artificial possuí; além disso a sua capacidade como ferramenta criativa também é extremamente surpreendente. Caso tenha interesse em testar esta aplicação ainda pode juntar-se à lista de espera, e quem sabe, talvez consiga fazer parte do 1 milhão de beta testers que estão prestes a surgir.
Fonte: DALL-E