Prepara-te Google: Microsoft junta-se à OpenAI para integrar ChatGPT com o Bing

A Microsoft tem como objetivo lançar uma versão do Bing que usa o ChatGPT para responder a consultas de pesquisa. O The Information relata que a Microsoft espera lançar o novo recurso antes do final de março, numa tentativa de tornar o Bing mais competitivo com o Google.

Ao usar a tecnologia por trás do ChatGPT desenvolvido pela empresa de inteligência artificial OpenAI, o Bing pode fornecer respostas mais humanas às perguntas, em vez de apenas links para informações. Tanto o Google como o Bing já exibem informações relevantes de links no topo de muitas consultas de pesquisa, mas os painéis de conhecimento do Google são particularmente difundidos quando se trata de pesquisar informações sobre pessoas, lugares, organizações e coisas.

O uso da funcionalidade semelhante ao ChatGPT pela Microsoft pode ajudar o Bing a rivalizar com o Knowledge Graph do Google, uma base de conhecimento que o Google usa para fornecer respostas instantâneas que são atualizadas regularmente a partir do rastreamento da Web e do feedback do utilizador. Se a Microsoft for ambiciosa pode ir muito além, oferecendo muitos novos tipos de funcionalidade baseada em IA.

O ChatGPT trouxe a IA de conversação para o mainstream no ano passado, permitindo que os utilizadores criem poemas, componham ensaios universitários, escrevam códigos e até economizem horas de trabalho. Baseado no GPT-3.5, um grande modelo de linguagem lançado no ano passado, o ChatGPT impressionou a web com a sua capacidade de gerar respostas e ensaios de aparência autêntica numa variedade de tópicos. Apesar de todas as suas habilidades, o sistema ainda apresenta grandes falhas incluindo preconceitos raciais e uma tendência a apresentar informações incorretas como fatos verdadeiros.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, alertou que “é um erro confiar no ChatGPT em coisas importantes no momento”. Exatamente como a Microsoft planeia integrar o ChatGPT ao Bing será importante, e é provável que a empresa comece com testes beta e uma quantidade limitada de integração antes de estar pronto para todos os utilizadores do Bing.

Embora o ChatGPT possa ajudar o Bing a desafiar o domínio do Google, o Google já disse que não irá lançar imediatamente o seu próprio rival por causa do “risco de reputação”. O Google citou problemas de viés e factualidade com os chatbots de IA existentes como uma razão pela qual ainda não está pronto para substituir a pesquisa. O Google tem usado vários grandes modelos de linguagem de IA para melhorar sutilmente o seu mecanismo de pesquisa.

A Microsoft tem um relacionamento profundo com a OpenAI, uma das principais empresas de IA do mundo. A gigante da tecnologia com sede em Redmond está a adicionar um modelo AI de texto para imagem ao Bing desenvolvido pelo DALL-E 2 da OpenAI, investiu US$ 1 bilhão na OpenAI em 2019 e tem uma licença exclusiva para usar o seu gerador de texto AI GPT-3.

A Microsoft aposta o seu futuro na IA há pelo menos seis anos, com o CEO Satya Nadella a discutir a importância de aplicativos e serviços mais inteligentes. A Microsoft lançou em 2016 sua oferta de “conversação como plataforma”, uma aposta em interfaces baseadas em chat superando os aplicativos como a nossa principal forma de usar a internet e encontrar informações. Parece que junto com o ChatGPT, a Microsoft quer agora tentar tornar isso uma realidade dentro do Bing.

Fonte: theinformation

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui