A Microsoft diz que está a estender a sua parceria de longo prazo com a OpenAI através de um novo “investimento multibilionário”. O investimento surge apenas algumas semanas após rumores de que a Microsoft estaria a investir 10 mil milhões de dólares na OpenAI, os criadores de ferramentas populares de IA como ChatGPT e DALL-E 2.
“Formamos a nossa parceria com a OpenAI em torno de uma ambição compartilhada de promover com responsabilidade a pesquisa de ponta em IA e democratizar a IA como uma nova plataforma de tecnologia”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nesta próxima fase da nossa parceria, desenvolvedores e organizações de todos os setores terão acesso à melhor infraestrutura, modelos e cadeia de ferramentas de IA com o Azure para criar e executar os seus aplicativos.”
O acordo fará com que a Microsoft aumente os seus investimentos no desenvolvimento e implantação de sistemas de supercomputação para auxiliar a pesquisa da OpenAI. A parte principal do acordo significa que a Microsoft é a parceira de nuvem exclusiva da OpenAI, e os serviços de nuvem da Microsoft irão alimentar todas as cargas de trabalho da OpenAI em produtos, serviços de API e pesquisa.
A Microsoft está também a planear implantar os modelos da OpenAI numa variedade de produtos de consumo e corporativos. Existe rumores de que a Microsoft está se preparar para desafiar o Google com a integração do ChatGPT nos resultados de pesquisa do Bing, e a empresa está a procurar integrar alguma tecnologia de linguagem AI nos seus aplicativos Word, PowerPoint e Outlook.
A Microsoft não revela exatamente quanto investiu na OpenAI, mas a empresa procura usar o seu relacionamento próximo para comercializar ainda mais o seu serviço Azure OpenAI. A Microsoft começou a lançar este serviço na semana passada e inclui vários modelos de IA feitos pela OpenAI, incluindo GPT-3.5, Codex e DALL-E. Ele foi projetado para que as empresas façam uso dos modelos da OpenAI empacotando essencialmente o GPT-3.5 com o dimensionamento que esperaria do Azure e adições de gestão e manipulação de dados.
Rumores desse acordo sugerem de que a Microsoft pode receber 75% dos lucros da OpenAI até garantir o retorno do investimento e uma participação de 49% na empresa. A OpenAI diz que continua a ser uma empresa de lucro limitado após este acordo.
“Os últimos três anos da nossa parceria foram ótimos”, disse o CEO da OpenAI, Sam Altman. “A Microsoft partilha os nossos valores e estamos entusiasmados em continuar a nossa pesquisa independente e trabalhar para criar IA avançada que beneficie a todos”.
A Microsoft comprou uma licença exclusiva para a tecnologia subjacente por trás do GPT-3 em 2020, após investir US$ 1 bilhão na OpenAI em 2019. Ele construiu um relacionamento próximo com a OpenAI e também está a planear adicionar um modelo AI de texto para imagem ao Bing com tecnologia DALL-E 2 da OpenAI.
Fonte: Microsoft