Google toma medidas legais contra fraudes envolvendo a sua IA, Bard

A gigante tecnológica Google está a tomar medidas legais contra aqueles que se aproveitam dos seus modelos de Inteligência Artificial (IA) e estruturas para prejudicar os utilizadores. O foco desta ação legal é a IA da Google, conhecida como Bard, que tem sido alvo de várias tentativas de fraude.

Para quem não está familiarizado, Bard é a alternativa da Google ao ChatGPT, uma IA que tem sido uma presença constante em todas as conversas sobre tecnologia. Bard está a ser integrado gradualmente nos serviços da Google, como o Gmail e o novo assistente pessoal.

De acordo com um post publicado no blog da Google, a empresa está a preparar-se para tomar medidas legais contra aqueles que usam o nome da sua IA para enganar os utilizadores. A primeira ação legal da Google contra os atores maliciosos é dirigida a entidades obscuras que têm levado os utilizadores a descarregar malware com a promessa de terem as ferramentas de IA da Google nos seus dispositivos.

Foram criadas páginas falsas nas redes sociais que incentivavam os utilizadores a “descarregar” Bard nos seus telefones. No entanto, Bard não precisa de ser descarregado. Na realidade, o que os utilizadores estavam a descarregar era um vírus que comprometia as suas contas nas redes sociais.

A segunda ação legal é dirigida contra entidades maliciosas que abusavam da DMCA (Lei de Direitos de Autor da Era Digital) para lançar reivindicações de direitos de autor falsas com a intenção de prejudicar a concorrência. Esta lei permite aos criadores de conteúdo proteger o seu trabalho na Internet.

Esta segunda ação legal da Google foca-se em atores obscuros que criaram inúmeras contas Google para fazer reivindicações falsas contra concorrentes, levando à retirada de mais de 100.000 websites de vários negócios legítimos e causando milhões de dólares em perdas.

A Google espera que estas ações legais não só terminem com estas atividades, mas também sirvam para evitar que situações semelhantes aconteçam no futuro e para criar consciência sobre o dano que estas podem causar.

Na minha opinião, esta é uma ação necessária e louvável da Google. É importante que as empresas de tecnologia tomem medidas para proteger os seus utilizadores de fraudes e abusos. Além disso, estas ações servem como um lembrete para os utilizadores serem cautelosos e vigilantes ao interagir com tecnologias emergentes, como a IA.

Fonte: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui