Bard: A Estrela Tecnológica de 2023 e a Luta Contra a Suplantação

O ano de 2023 trouxe-nos inúmeras novidades no mundo da tecnologia, mas uma que se destacou foi o Bard, a estrela do ano da Google. Este chatbot, que nasceu de um início um tanto ou quanto atribulado, tem vindo a crescer em popularidade e utilidade, tornando-se um dos serviços mais interessantes do seu tipo.

Os planos iniciais da Google para o Bard foram um pouco alterados devido ao rápido crescimento do ChatGPT e ao anúncio do novo Bing. Estes eventos forçaram a Google a antecipar o anúncio do seu próprio chatbot, que foi feito em Fevereiro de 2023. No entanto, a Google demorou cerca de mês e meio a começar a oferecer acesso ao Bard, e mesmo assim, de forma muito limitada. Só em Maio é que o alcance do chatbot foi substancialmente ampliado, e ainda demorou mais alguns meses até que o serviço fosse acessível a alguns países da Europa.

Apesar destes contratempos iniciais, o serviço tem melhorado muito ao longo dos meses, tornando-se um dos mais interessantes do seu tipo. No entanto, esta popularidade também tem o seu lado negativo. Tal como aconteceu com o ChatGPT, também o Bard tem sido alvo de tentativas de suplantação, com o objetivo de capitalizar a imagem da marca Google.

Estas ações não têm sido bem recebidas pela Google, que decidiu tomar medidas legais contra os suplantadores. Segundo o blog oficial da Google, The Keyword, a empresa denunciou alguns suplantadores por usarem a imagem do Bard para tentar difundir malware. Estes cibercriminosos criaram páginas de redes sociais e publicaram anúncios que incentivavam as pessoas a “descarregar” o Bard, uma ferramenta de inteligência artificial que é gratuita e não é descarregável, pois é usada exclusivamente através da Internet.

Com a sua ação legal, o Google espera impedir que estes cibercriminosos possam voltar a registar domínios para promover o seu conteúdo fraudulento. Além disso, a empresa também pretende lembrar aos utilizadores que o Bard é um serviço online, gratuito, acessível através do seu URL oficial bard.google.com e que não é possível descarregá-lo para usá-lo localmente no PC, smartphone, etc.

A sua popularidade e utilidade têm crescido, mas também tem sido alvo de tentativas de suplantação. A Google tem tomado medidas para combater este problema, tanto através de ações legais como através de campanhas de sensibilização. Na minha opinião, é essencial que as empresas de tecnologia continuem a lutar contra estas práticas fraudulentas para proteger os utilizadores e a integridade dos seus produtos.

Fonte: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui