Facebook na luta contra vídeos falsos

Facebook anunciou que vai eliminar vídeos criados por inteligência artificial (os tais vídeos falsos que andam a circular no Facebook).

Os videos falsos (deepfakes) são nada mais nada menos que vídeos gerados por computador com o intuito de parecerem reais. Estes vídeos distorcem a realidade pelo que são um desafio grande para a industria tecnológica. IA cria estes vídeos com pessoas famosas, tais como celebridades ou políticos através da união de conteúdo num video de modo a que parece real.

Apesar de estes vídeos não serem muito comuns no mundo online, estão a ser cada vez mais. No caso do Facebook, a plataforma afirmou que iria remover vídeos se esses se provassem terem sido editados de maneira a distorcer a realidade mostrada nos mesmo (palavras que as pessoas tenham dito ou presença das mesmas em locais errados por exemplo). A presidente da política global do Facebook adiantou que existe pessoas que trabalham com esta técnica de manipulação de vídeo com o objectivo de criar falsos testemunhos. Tanto os empregados do Facebook como trabalhadores independentes irão averiguar a autenticidade dos vídeos para se evite partilhar vídeos falsos no Facebook. A nova politica não se aplicará, no entanto, a vídeos de carácter cómico.

Em setembro o Facebook divulgou que tinha contribuído com $10m para um fundo com o objectivo de melhorar a identificação de vídeos falsos. O fundador do Facebook foi, ele próprio, vitima de um destes vídeos onde alegadamente fala de uma organização secreta sobre o sucesso na plataforma.

Outras empresas como a Google e a Microsoft também estão a tentar combater o mesmo problema. No caso do Facebook, a plataforma está a planear trabalhar tanto com o governo como com outras empresas na tentativa de expor as pessoas por detrás dos vídeos falsos.

O caso especifico de um video onde se via Nancy Pelosi foi alvo de criticas pois o Facebook recusou-se a retirar o mesmo da plataforma. Segundo a empresa o vídeo não tem características suficientes que indiquem serem falso pois só vídeos criados por IA entram no critério.

Resta-nos esperar que consigam erradicar este problema e identificar correctamente os vídeos falsos.

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui