É oficial: o Twitter vai testar um botão de Edição (mas só para alguns)

Foi preciso esperar mais de uma década e meia de existência, para que uma das funcionalidades mais pedidas fosse introduzida na aplicação. O Twitter confirmou o que antes era impensável: um botão de edição está a caminho. A empresa confirmou isso na terça-feira, dizendo que “está trabalhando em um recurso de edição desde o ano passado”.

A empresa não revelou muitos detalhes, mas compartilhou uma maquete do recurso, que disse que testaria primeiro com os assinantes do Twitter Blue “nos próximos meses”.

O Twitter acrescentou que “não, não tiramos a ideia de uma pesquisa”, em uma aparente referência a Elon Musk, que recentemente se tornou o maior acionista da empresa e imediatamente perguntou a seus seguidores se a empresa deveria criar o recurso há muito solicitado.

Em um tópico separado, o chefe de produtos de consumo da empresa, Jay Sullivan, disse que um botão de edição “tem sido o recurso mais solicitado do Twitter há muitos anos”. Ele disse que a empresa estaria “buscando ativamente informações e pensamento contraditório” antes de lançar o recurso, a fim de evitar um possível uso indevido.

“Sem coisas como limites de tempo, controles e transparência sobre o que foi editado, o Edit pode ser usado indevidamente para alterar o registro da conversa pública”, escreveu Sullivan. “Proteger a integridade dessa conversa pública é nossa principal prioridade quando abordamos esse trabalho. Portanto, levará tempo e estaremos buscando ativamente informações e pensamento contraditório antes de lançar essa opção.”

Que o Twitter comece a experimentar tweets editáveis ​​é uma grande mudança para a empresa. Os executivos há muito reconhecem a praticidade de poder corrigir erros de digitação, mas citaram preocupações de que um botão de edição poderia prejudicar a capacidade do Twitter de agir como um registro público. Em 2020, o cofundador do Twitter, Jack Dorsey, disse que “provavelmente” nunca aconteceria, apesar de parecer aberto à ideia. As origens do Twitter é ser um serviço baseado em SMS.

Trazer primeiro o botão de edição para os assinantes do Twitter Blue também pode ser um grande impulso para o serviço de assinatura recém-lançado do Twitter. O serviço de  2,99 dólares por mês oferece aos assinantes recursos adicionais, como a capacidade de “desfazer” tweets e acesso a fotos de perfil NFT. Mas isso não significa que a funcionalidade de edição será sempre limitada a quem paga.

A edição estará disponível primeiro como um recurso do “Twitter Blue Labs”, mas a empresa disse que pretende disponibilizar alguns recursos de “laboratórios” para todos após os testes iniciais. Se esse será o caso da edição de tweets, não está claro por enquanto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui