A Meta, empresa-mãe do Instagram, está a revolucionar a forma como os criadores de conteúdo interagem com os seus seguidores. Com o lançamento do AI Studio, uma nova ferramenta que permite aos criadores desenvolverem personas de IA personalizadas, a comunicação nas redes sociais está prestes a mudar drasticamente.
O Que é o AI Studio?
O AI Studio é um conjunto de ferramentas inovadoras que permite aos criadores de conteúdo no Instagram criar uma IA que pode responder a mensagens e interagir com os seguidores em seu nome.
Esta funcionalidade foi apresentada pela primeira vez no evento Connect da Meta no outono passado, mas só recentemente começou a ser testada com alguns dos Instagrammers mais influentes. Agora, a Meta está a expandir o acesso a mais criadores nos Estados Unidos, permitindo que um número maior de utilizadores experimente estas “personagens” de IA especializadas.
Para muitos utilizadores do Instagram com grandes audiências, gerir a quantidade massiva de mensagens recebidas diariamente pode ser uma tarefa hercúlea. Connor Hayes, Vice-Presidente de Produto para o AI Studio na Meta, explica que a nova funcionalidade permite que os criadores utilizem comentários, legendas e transcrições de vídeos anteriores para treinar a IA a responder de forma autêntica e personalizada. “Estes criadores podem realmente usar os comentários que fizeram, as legendas que escreveram, as transcrições dos Reels que publicaram, bem como quaisquer instruções ou links personalizados que queiram fornecer… para que a IA possa responder em seu nome,” afirma Hayes.
Ambições Futuras
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, tem grandes expectativas para estes chatbots. Em entrevista recente, Zuckerberg mencionou que espera que, eventualmente, existam “centenas de milhões” de IAs criadas por criadores nas aplicações da Meta. No entanto, ainda é incerto se os utilizadores do Instagram estarão tão interessados em interagir com versões de IA dos seus criadores favoritos. Experiências anteriores com chatbots que assumiam as personalidades de celebridades como Snoop Dogg e Kendall Jenner não foram tão bem-sucedidas quanto esperado, deixando uma margem de dúvida sobre a aceitação desta nova funcionalidade.
Claridade na Interação
Uma das lições aprendidas com os chatbots de celebridades foi a confusão sobre quem estava realmente a responder às mensagens – a celebridade ou a IA. Hayes acredita que a nova abordagem, onde figuras públicas podem representar-se a si mesmas ou uma extensão de si mesmas através da IA, será mais clara e menos confusa para os utilizadores.
AI Studio Para Todos
O AI Studio não é exclusivo para criadores de conteúdo. A Meta permitirá que qualquer utilizador crie “personagens” de IA personalizadas que podem conversar sobre tópicos específicos, criar memes ou oferecer conselhos. Estas IAs serão alimentadas pelo novo modelo Llama 3.1 da Meta. Os utilizadores poderão partilhar as suas criações de chatbot e acompanhar quantas pessoas estão a utilizá-las, embora não possam ver as interações específicas de outros utilizadores com os seus chatbots.
Apesar das inovações, a Meta reconhece os desafios associados ao uso de IA. A empresa tem políticas e proteções em vigor para garantir a segurança dos utilizadores e o uso responsável das IAs. Capturas de ecrã fornecidas pela empresa mostram que as conversas com as novas personagens de IA incluirão um aviso familiar: “Algumas mensagens geradas por IA podem ser imprecisas ou inadequadas.”
Fonte: Engadget