Cursor revoluciona programação com ChatGPT e VS Code

A inteligência artificial (IA) tem vindo a revolucionar todas as áreas em que é introduzida e, desde o lançamento do GitHub Copilot, o desenvolvimento de software tornou-se um exemplo privilegiado desta revolução. Cada vez mais, as novidades em matéria de programação chegam de mãos dadas com a utilização de IA. Recentemente, um novo ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) chamado Cursor promete mudar a forma como os programadores interagem com os seus projetos de software.

O Cursor é um editor de código freemium (com opção de uso gratuito e funções extra pagas) que utiliza GPT-3.5/GPT-4 para melhorar a produtividade dos programadores. Foi desenvolvido pela empresa Anysphere, que recentemente recebeu um investimento de 8 milhões de dólares liderado pelo Fundo para Startups de OpenAI, e conta com o apoio de figuras da indústria como o ex-CEO do GitHub, Nat Friedman.

O Cursor promete agilidade e eficiência. Michael Truell, co-fundador e CEO da empresa, prevê um futuro em que os programadores possam criar software a velocidades nunca antes vistas, graças às características de autocompletar e geração de código baseadas em IA. A IA do Cursor pode antecipar o que o programador está a escrever e sugerir automaticamente código, funções ou até estruturas de controlo. Isto não só poupa tempo, como também reduz significativamente a probabilidade de erros tipográficos, permitindo aos programadores escrever código mais rápido e com menos esforço.

Além disso, o Cursor não só completa o código, como também é capaz de detetar e corrigir erros em tempo real, explicando o porquê do erro. Isto é particularmente útil para programadores que estão a aprender uma nova linguagem de programação. O Cursor permite ainda aos programadores escrever comandos diretamente no editor para realizar tarefas específicas, como a criação de componentes ou a resolução de problemas.

O Cursor é especialmente hábil a traduzir linguagens, sejam elas de programação ou humanas. Isto facilita a reutilização de código escrito em outras linguagens, bem como o uso da documentação e dos comentários de código por parte de equipas internacionais.

Para aqueles que já estão habituados ao principal editor de código do mercado, o Visual Studio Code (VS Code), temos uma boa notícia: o Cursor é um fork do VS Code. Isto significa que os programadores que já estão familiarizados com este não terão que aprender um novo conjunto de ferramentas. E, claro, significa que o Cursor também é compatível com as extensões do VS Code, o que acrescenta um atrativo adicional para os programadores.

Apesar de todas as suas vantagens, o Cursor tem algumas limitações, principalmente devido à sua dependência dos modelos de linguagens. Por vezes, não compreende corretamente os comandos ou os pedidos, o que pode levar a respostas inesperadas. Além disso, embora ofereça uma versão totalmente gratuita, para aproveitar ao máximo o seu potencial, os utilizadores devem optar por um dos modelos de pagamento por subscrição, que dão acesso a um maior número de pedidos e a um melhor desempenho.

No futuro, os desenvolvedores do Cursor têm várias novidades planeadas na sua rota, com as quais pretendem revolucionar o desenvolvimento de software, explorando as possibilidades da IA. Entre estas, destacam-se a capacidade de “curar” o repositório em caso de problemas, a possibilidade de programar recorrendo a uma versão em “pseudocódigo” da base de código e a incorporação de documentação gerada por IA diretamente na sua interface de utilizador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui