COVID 19: Desenvolvida máscara que brilha quando está em contacto com o vírus

A pandemia da COVID 19 parece não dar tréguas, e passados quase dois anos, ainda é uma realidade. Todos os dias são feitos novos estudos, milhões de pessoas são vacinadas um pouco por todo o mundo, mas, infelizmente, ao longo do tempo têm aparecido novas variantes que insistem em não dar tréguas, fazendo com que este clima pandémico não chegue ao fim.

Há cerca de dois anos que a comunidade cientifica tem trabalhado arduamente na descoberta de novas formas de combater de forma mais eficaz este vírus que coloca em risco a vida de todos. Já surgiram diversas soluções inovadores, e agora chega-nos uma nova feita por um grupo de investidores do oeste do Japão, que desenvolveu uma máscara que tem a capacidade de brilhar quando está em contacto com o vírus do COVID 19.

Assim, quando há a exposição à luz ultravioleta a máscara brilha ajudando a perceber quem está infectado com o vírus. Esta nova descoberta foi feita a partir da extração de anticorpos de ovos de avestruz. Os cientistas, com base nestes testes, desenvolveram um tipo de filtro que é colocado dentro da máscara para detetar a presença do vírus.

blank

O que distingue esta máscara das restantes, é que é eficaz com pessoas que estejam assintomáticas, visto que se foca em detetar a presença do SARS-CoV-2, anunciou Yasuhiro Tsukamoto, responsável por liderar a equipa da Kyoto Prefectural University, no Japão. O cientista acrescenta que “é uma forma muito mais rápida e direta de teste inicial do que fazer um teste de PCR”.

Esta nova descoberta pode ser importante no que respeita à simplificação do processo de testagem dos cidadãos, visto que desta forma, por agora, não é necessário o uso de zaragatoa.

Os cientistas revelaram, ainda, que através de uma luz LED de um smartphone também pode ser detetado o vírus, contudo não deram muitos pormenores.

Fonte: Daily Mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here