Como a IA redefinirá a publicidade em 2021

A adoção levará tempo para alguns, enquanto outros verão os benefícios imediatamente. Temos de garantir que a IA já não é vista como um chavão, mas sim como uma solução tangível que possa produzir resultados reais de uma forma de privacidade para a frente. Impulsionar esta narrativa permitirá organicamente explicar os benefícios da IA e explicar por que esta tecnologia será uma força do bem.

Greg Nichols, autor e jornalista que colabora com a ZDNet, escreve sobre robotics, AI, and AR/VR , e agora falou com Sheri Bachstein, ´Global Head of Watson Advertising and The Weather Company´.

Greg: Qual tem sido o ritmo de adoção no marketing? Se há alguma resistência à adoção, quais são as razões para isso?

Sheri: Como em qualquer nova tecnologia, o ritmo de adoção está ligado à educação e experimentação da própria tecnologia. Embora não tenha havido uma verdadeira resistência à IA, apenas cerca de 25% das empresas globais entendem o verdadeiro valor da IA, e hoje não é amplamente utilizada em todo o ecossistema de publicidade digital.

Greg: A publicidade programática mudou todo o livro de jogadas para os marketers. Quando é que a IA pode ter um grau de impacto semelhante? Por que vai ser uma mudança de jogo?

Sheri: Quando a programática entrou em cena há 10 anos, a indústria demorou algum tempo a adotá-la verdadeiramente. Acreditamos que a IA será adotada mais rapidamente. Na verdade, não se surpreenda se dentro do próximo ano a IA se tornar a tecnologia transformadora que não só fornece uma solução para um ecossistema pós-cookie, como também se torna a tecnologia fundamental porque é aberta e transparente. A indústria de anúncios não precisa de uma variedade de soluções pontuais, precisa evoluir e alavancar a IA como nova categoria de publicidade.

Greg: Que avanços ou avanços tecnológicos podemos esperar nos próximos anos que ajudem a IA a transformar o marketing?

Sheri: Uma tecnologia em que estou especialmente interessada em manter um olho é a realidade aumentada (AR), especialmente no ecommerce. Dado o clima atual, a capacidade de pegar numa peça de roupa, joias, maquilhagem, etc. e colocá-la em praticamente todos os contextos, é extremamente valiosa. Não substitui totalmente a experiência de experimentá-lo na loja, mas irá melhorar a experiência de compra online e será interativo e envolvente… talvez até viciante e certamente social. Espere ver os anunciantes (assim como as marcas) procurar aproveitar mais esta tecnologia para se conectarem mais aos consumidores e acelerarem as vendas de e-commerce.

A publicidade enquanto sector é notória para grandes mudanças de paradigma. Isto porque o jogo da concha de captar a atenção dos consumidores nunca para, e como a publicidade programática deu lugar a influenciadores, que deram lugar a conteúdos de marca que deram lugar a … e assim, assim o jogo vai sempre rolar à frente à medida que os marketers experientes quebram novo terreno e as legiões seguem para trás numa oferta desesperada de ouvidos e olhos.

Não surpreende, pois, que os ventos voltem a mudar, e desta vez a vanguarda da indústria está a virar a sua atenção para a IA. E por tal,com esta conversa, ´apanhei´ a Sheri Bachstein, Global Head of Watson Advertising e a The Weather Company, para discutir o impacto transformador que a IA terá no jogo publicitário, bem como o que podemos esperar em termos de adoção em publicidade tradicional e ecossistemas não testados como o AR/VR.

Greg: Qual será o papel da IA no marketing nos próximos anos? Onde é que estamos a ver a IA já a desempenhar um papel de sucesso? Pode dar alguns exemplos concretos?

Sheri: Estamos a viver um período significativo de transformação em toda a indústria de marketing e publicidade com a depreciação dos cookies e rastreadores de terceiros. Embora esta mudança cause um pouco de perturbação em todo o nosso ecossistema, acreditamos que há uma oportunidade para a IA moldar a indústria com o mesmo impacto que a programática teve anos atrás.

Aproveitando a capacidade da IA de oferecer uma análise preditiva sobre o comportamento do consumidor, ao mesmo tempo que aproveitamos os dados de forma responsável, sentimos que é a solução certa para a frente. A IA transformou indústrias como finanças, seguros e cuidados de saúde só para citar alguns. E já estamos a assistir a um sucesso na publicidade na nossa plataforma de editores, o The Weather Channel.

Fonte: ZDNet

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here