Como a IA redefinirá a publicidade em 2021

A adoção levará tempo para alguns, enquanto outros verão os benefícios imediatamente. Temos de garantir que a IA já não é vista como um chavão, mas sim como uma solução tangível que possa produzir resultados reais de uma forma de privacidade para a frente. Impulsionar esta narrativa permitirá organicamente explicar os benefícios da IA e explicar por que esta tecnologia será uma força do bem.

Greg Nichols, autor e jornalista que colabora com a ZDNet, escreve sobre robotics, AI, and AR/VR , e agora falou com Sheri Bachstein, ´Global Head of Watson Advertising and The Weather Company´.

Greg: Qual tem sido o ritmo de adoção no marketing? Se há alguma resistência à adoção, quais são as razões para isso?

Sheri: Como em qualquer nova tecnologia, o ritmo de adoção está ligado à educação e experimentação da própria tecnologia. Embora não tenha havido uma verdadeira resistência à IA, apenas cerca de 25% das empresas globais entendem o verdadeiro valor da IA, e hoje não é amplamente utilizada em todo o ecossistema de publicidade digital.

Greg: A publicidade programática mudou todo o livro de jogadas para os marketers. Quando é que a IA pode ter um grau de impacto semelhante? Por que vai ser uma mudança de jogo?

Sheri: Quando a programática entrou em cena há 10 anos, a indústria demorou algum tempo a adotá-la verdadeiramente. Acreditamos que a IA será adotada mais rapidamente. Na verdade, não se surpreenda se dentro do próximo ano a IA se tornar a tecnologia transformadora que não só fornece uma solução para um ecossistema pós-cookie, como também se torna a tecnologia fundamental porque é aberta e transparente. A indústria de anúncios não precisa de uma variedade de soluções pontuais, precisa evoluir e alavancar a IA como nova categoria de publicidade.

Greg: Que avanços ou avanços tecnológicos podemos esperar nos próximos anos que ajudem a IA a transformar o marketing?

Sheri: Uma tecnologia em que estou especialmente interessada em manter um olho é a realidade aumentada (AR), especialmente no ecommerce. Dado o clima atual, a capacidade de pegar numa peça de roupa, joias, maquilhagem, etc. e colocá-la em praticamente todos os contextos, é extremamente valiosa. Não substitui totalmente a experiência de experimentá-lo na loja, mas irá melhorar a experiência de compra online e será interativo e envolvente… talvez até viciante e certamente social. Espere ver os anunciantes (assim como as marcas) procurar aproveitar mais esta tecnologia para se conectarem mais aos consumidores e acelerarem as vendas de e-commerce.

A publicidade enquanto sector é notória para grandes mudanças de paradigma. Isto porque o jogo da concha de captar a atenção dos consumidores nunca para, e como a publicidade programática deu lugar a influenciadores, que deram lugar a conteúdos de marca que deram lugar a … e assim, assim o jogo vai sempre rolar à frente à medida que os marketers experientes quebram novo terreno e as legiões seguem para trás numa oferta desesperada de ouvidos e olhos.

Não surpreende, pois, que os ventos voltem a mudar, e desta vez a vanguarda da indústria está a virar a sua atenção para a IA. E por tal,com esta conversa, ´apanhei´ a Sheri Bachstein, Global Head of Watson Advertising e a The Weather Company, para discutir o impacto transformador que a IA terá no jogo publicitário, bem como o que podemos esperar em termos de adoção em publicidade tradicional e ecossistemas não testados como o AR/VR.

Greg: Qual será o papel da IA no marketing nos próximos anos? Onde é que estamos a ver a IA já a desempenhar um papel de sucesso? Pode dar alguns exemplos concretos?

Sheri: Estamos a viver um período significativo de transformação em toda a indústria de marketing e publicidade com a depreciação dos cookies e rastreadores de terceiros. Embora esta mudança cause um pouco de perturbação em todo o nosso ecossistema, acreditamos que há uma oportunidade para a IA moldar a indústria com o mesmo impacto que a programática teve anos atrás.

Aproveitando a capacidade da IA de oferecer uma análise preditiva sobre o comportamento do consumidor, ao mesmo tempo que aproveitamos os dados de forma responsável, sentimos que é a solução certa para a frente. A IA transformou indústrias como finanças, seguros e cuidados de saúde só para citar alguns. E já estamos a assistir a um sucesso na publicidade na nossa plataforma de editores, o The Weather Channel.

Fonte: ZDNet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui