BlackBerry com prejuízos de 730 milhões de euros despede 1/3 dos trabalhadores

Blackberry Thorsten HeinsA BlackBerry anunciou esta sexta-feira, 20, que registou perdas de cerca de 995 milhões de dólares (cerca de 730 milhões de euros) no segundo trimestre deste ano e vai despedir 4500 funcionários, um terço do total da sua força de trabalho.

Apesar do saldo negativo registado entre abril e junho deste ano, a BlackBerry espera arrecadar 1.600 milhões de dólares ( (1.185 milhões de euros) até março de 2014, por conta das vendas de aparelhos que espera ascendam aos 3,7 milhões de unidades durante esse período.

Quanto aos despedimentos, fazem parte da estratégia de reestruturação da empresa que prevê a redução de 50 por cento das suas despesas operacionais até ao final do primeiro trimestre de 2015.

A antiga RIM reconheceu as fracas vendas dos novos telemóveis, nos quais tinha apostado, e aproveitou a ocasião para anunciar um novo rumo. “A companhia vai concentrar-se no mercado de empresas e consumidores profissionais, oferecendo soluções de ponta, incluindo hardware, software e serviços”, disse a empresa.

O número de telemóveis anunciados a cada ano vai também ser reduzido de seis para quatro, “dois aparelhos de gama alta e dois de baixo custo”. De acordo com a BlackBerry, o modelo Z10, o primeiro smartphone touch da marca apresentado em janeiro,  será reposicionado “para ficar disponível a um público mais amplo”. A empresa lançou esta semana o BlackBerry Z30, smartphone com um ecrã de 5 polegadas.

“Estamos a implementar mudanças operacionais difíceis, mas necessárias para fortalecer a nossa posição num setor mais maduro e competitivo”, afirmou o presidente de BlackBerry, Thorsten Heins.

Recorde-se que a empresa canadiense resolveu criar uma comissão para avaliar as opções estratégicas que possam relançá-la e uma das hipóteses em aberto é mesmo a venda da companhia.

 

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui