Avanços nas soluções em economia e segurança na engenharia

Dentre as maiores preocupações em um projeto de engenharia, se destacam o cuidado com a orçamento da obra, evitando gastos em excesso em diversos pontos do projeto e também na segurança, que precisa estar garantida durante a execução de um trabalho, e após a conclusão deste.

Com tantos avanços nos diversos setores e as evoluções tecnológicas alcançadas na medicina, agricultura, tecnologia da informação, a engenharia também passou por muitas mudanças nas últimas décadas e, especialmente nos últimos anos, experimentou o surgimento de modernas soluções para trazer mais economia e segurança nos projetos de engenharia.

Estes então tiveram ganhos enormes em termos de custos e manutenção das condições de trabalho em altos níveis de segurança para os funcionários de todos as camadas e para os outros setores da sociedade como os usuários das obras finalizadas. Vamos discutir as causas mais comuns de desperdício nos projetos e falhas de segurança e o que há de mais avançado no mercado hoje em dia para evitar esses problemas.

Causas comuns de falhas em economia e segurança em engenharia

Antes de prosseguir com o início de qualquer projeto de engenharia, é muito importante a avaliação profissional do plano de trabalho e a condução das atividades seguindo o que foi planejado. Os desvios do plano original são muitas vezes responsáveis por prejuízos econômicos e no aumento dos riscos inerentes às obras. Caso haja a necessidade de mudança em alguma parte do projeto, por exemplo, mudar a fiação no projeto elétrico de um edifício sendo construído, será necessária reavaliação do projeto como um todo para garantia de minimização de riscos na obra e de uso excessivo de material. Mantendo o projeto elétrico original, garante-se que o orçamento inicial se mantém e a instalação funcionará assim como planejada.

Outra causa de falhas desta natureza em engenharia é a falta de equipamentos de proteção individual (EPI). Esses equipamentos são responsáveis por consumir parte do orçamento de um projeto, mas a longo prazo traz ganhos em segurança e evita gastos associados com acidentes de trabalho e multas. Utilizando adequadamente os equipamentos de segurança, o trabalhador tem proteção contra riscos a sua integridade física e a sua saúde protegida. Além do fornecimento, treinamento e incentivo do uso de EPI, as empresas precisam fiscalizar o seu uso correto.

Outro fator que traz prejuízos e riscos nos projetos é o dimensionamento falho de uma obra, sem atribuir importância igual às faces arquitetônicas, estruturais e elétricas. Um dimensionamento ideal vai calcular com eficiência os gastos com material de construção, elétricos, energia, água, entre outros.

Soluções para ganhos em economia e segurança em engenharia

As últimas tendências em soluções para trazer ganhos muito vantajosos em termos de economia financeira, de materiais, equipamentos e suprimentos, além dos ganhos em diminuição de riscos e perigos inerentes às obras e projetos de engenharia podem ser divididas em três principais grupos que incluem as soluções que focam em planejamento, as soluções que focam em gerenciamento e as soluções que focam em materiais.

Com o avanço das ferramentas de tecnologia da informação, hoje é possível fazer um planejamento do seu projeto com muito mais eficiência. Empresas que utilizam softwares modernos como o Evop e muitos outros dimensionam o custo total, a duração, a rentabilidade e a viabilidade do projeto de engenharia.

Por outro lado, além de um planejamento adequado, soluções em gerenciamento vão ajudar no controle durante a execução do projeto, contribuindo para a manutenção do cronograma e do orçamento inicial como é o caso das ferramentas de gerenciamento de suprimentos, financeiro, de qualidade, de prazos e de segurança oferecidas por empresas especializadas no assunto.

Por último, mas com igual e grande importância, estão as modernas soluções de engenharia que trazem economia e segurança e estão focadas nos materiais utilizados nos projetos. Um exemplo notável de material dessa categoria é a tecnologia de parede de retenção da PRS, na qual as paredes de geocélulas Neoloy podem ser aplicadas em muros de contenção para resultados muito melhores de resistência, durabilidade, facilidade de construção e emprego em locais íngremes e de topografia irregular. O material apresenta muitas vantagens a curto e longo prazo levando a ganhos econômicos no projeto e grande segurança aos trabalhadores e usuários da obra pronta.

Portanto, torna-se cada vez mais importante a preocupação com minimização de custos e dos riscos em obras modernas de engenharia e soluções modernas para trazer esses ganhos estão principalmente relacionadas com o surgimento de novos materiais, além de ferramentas de planejamento e gestão das obras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here