Teorema de Pitágoras foi utilizado 2000 anos antes do nascimento de Pitágoras

Um dos monumentos pre históricos que mais fascínio tem lançado na humanidade é sem duvida o Stonehenge. Construído no Neolítico e na Idade do Bronze, a estrutura poderá ter sido construída tão cedo quanto 3000 aC. Entre os historiadores, ainda há acesas discussões sobre se era um templo sagrado, um parlamento ou um monumento fúnebre. Uma nova teoria afirma que não teria sido possível construir o templo sem a aplicação do Teorema de Pitágoras. Este monumento foi construído 2.000 anos antes do filósofo grego ter nascido.

Um conjunto de cientistas publicou as suas conclusões no livro Megalith: Studies in Stone. Estes cientistas analisaram as aplicações geométricas do Stonehenge e concluíram que foram construídas com recurso a teorias matemáticas sofisticadas que se pensava terem surgido apenas centenas de anos depois. Um deles, é o famoso Teorema de Pitágoras.

Conhecimento astronómico bastante avançado

Este grupo de investigadores defende que estes monumentos foram feitos por pessoas que entendiam as fases lunares, solares e os ciclos de eclipses. Um calendário de pedra gigante terá sido construído para registar este conhecimento, com recurso a geometria complexa. Um triângulo intencionalmente construído terá sido parte integrante deste calendário.

A alguns quilómetros do Stonehenge, encontra-se o Woodhenge, outro monumento do Neolítico. Os autores demonstram que este monumento também teve como base de construção um triângulo pitagórico (12:35:37). Estes triângulos são encontrados noutros monumentos desta época em Inglaterra, muito anteriores ao nascimento de Pitágoras.

Muito deste conhecimento perdeu-se no tempo

Isto não implica que Pitágoras “copiou” os teoremas destes povos. É perfeitamente possível, e provável, que Pitágoras tenha chegado ao seu teorema sozinho.

Os autores afirmam que os registos destes conhecimentos se perderam devido a uma série de factores históricos. Um dos principais factores foi a cristianização destes povos, o que conduziu a que os seus calendários, celebrações e formas de registo de conhecimento se perdessem.

Fonte: Inverse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui