Uma nova startup da Califórnia chamada Arc está a planear criar barcos elétricos de alta-velocidade. A empresa conta com experientes engenheiros que ajudaram Elon Musk a desenvolver os foguetões Falcon.
A Arc já conseguiu 4,25 milhões em financiamento seed para a construção deste barco que conta com um motor elétrico com 75 cavalos, e uma bateria de 200 kWh, que se estima que dure entre três e cinco horas entre as cargas, anunciou a empresa no seu site. O barco possui 7 metros de comprimento e foi projetado para atingir velocidades máximas de 40 milhas por hora ( cerca 64 quilómetros por hora).
A empresa está na linha da frente para criar uma nova gerações de barcos, com tecnologia elétrica, o que fará com que se verifique uma significativa diminuição da poluição e do ruído. Este barco inteligente, promete uma velocidade única e uma viagem confortável.
Ao nível da sua manutenção, tendo em conta que é elétrico, a empresa conseguiu reduzir a sua manutenção, para que não seja perdido tanto tempo com este tipo de questões.
A Arc tem planos para conseguir vender o seu primeiro modelo, Arc One até o final do ano, confirmou a empresa. Por agora, podem ser feitas pré-reservas, e o preço do barco está nos 300 mil dólares, sendo que os interessados devem depositar 1.000 dólares (reembolsáveis), para conseguirem entrar na lista de espera. Nos próximos cinco meses a empresa quer intensificar a produção do Arc One.
Segundo o The Verge, a Arc também deve contratar alguns consultores externos para ajudar com a tecnologia de 800 volts, que ainda é escassa no mercado.
Os engenheiros envolvidos no projeto do barco elétrico, foram fortemente inspirados no processo de desenvolvimento do foguetão, refere a Bloomberg.
Neste mercado, a Arc concorre diretamente com a startup sueca X Shore , que começou a vender barcos elétricos em março, e com a Candela, que também fabrica lanchas totalmente elétricas.