Um asteroide que se acredita ser quatro vezes maior que o Big Ben passou perto da órbita da Terra. A rocha conhecida como 455176 (1999 VF22) foi avistada pela primeira vez a 10 de novembro de 1999 e tem um diâmetro estimado de 190m a 430m, de acordo com a lista Earth Close Approaches da NASA .
O asteroide foi seguido pelo Projeto Telescópio Virtual que transmitiu em directo a sua passagem. A aproximação ao nosso planeta aconteceu pelas 0h (zero horas) desta madrugada.
De acordo com os dados mais recentes da NASA, o asteroide não é considerado perigoso nem se espera que colida diretamente com o planeta, visto que estará a uma distância de cerca de 5,4 milhões de quilómetros, ou seja, a uma distância que equivale, sensivelmente, a cerca de 14 vezes entre a Lua e a Terra.
Asteroide passou hoje perto da Terra
O Asteroide passou perto da terra pelas seis horas de hoje, a uma velocidade de 25,1 km/s , sendo, por isso, um asteroide que viaja a grande velocidade. Contudo, os astrónomos pretendem utilizar as instalações da Goldstone Radar Antenna, na Califórnia, para conduzir observações da rocha até ao dia 24 deste mês.
Os astrónomos relatam que a última vez que este astro foi fotografado, encontrava-se a cerca de 23 milhões de quilómetros da Terra, mas, já na altura, em aproximação ao nosso planeta.
O asteroide que atualmente apresenta a maior ameaça para o planeta terra é o Bennu, uma rocha, que provavelmente aproximar-se-á diversas vezes da Terra nos próximos dois séculos – com sua aproximação mais próxima na terça-feira, a ser prevista para dia 24 de setembro de 2182, tendo a possibilidade de 1 em 2.700 de atingir nosso planeta.
A próxima vez que o asteroide fizer uma aproximação tão próxima – supondo que sua órbita não seja alterada por alguma outra rocha espacial, será por volta de 23 de fevereiro de 2150.