Asteroide quatro vezes maior do que o Big Ben passou hoje perto da terra

Um asteroide que se acredita ser quatro vezes maior que o Big Ben passou perto da órbita da Terra. A rocha conhecida como 455176 (1999 VF22) foi avistada pela primeira vez a 10 de novembro de 1999 e tem um diâmetro estimado de 190m a 430m, de acordo com a lista Earth Close Approaches da NASA .

O asteroide foi seguido pelo Projeto Telescópio Virtual que transmitiu em directo a sua passagem. A aproximação ao nosso planeta aconteceu pelas 0h (zero horas) desta madrugada.

De acordo com os dados mais recentes da NASA, o asteroide não é considerado perigoso nem se espera que colida diretamente com o planeta, visto que estará a uma distância de cerca de 5,4 milhões de quilómetros, ou seja, a uma distância que equivale, sensivelmente, a cerca de 14 vezes entre a Lua e a Terra.

Asteroide passou hoje perto da Terra

O Asteroide passou perto da terra pelas seis horas de hoje, a uma velocidade de 25,1 km/s , sendo, por isso, um asteroide que viaja a grande velocidade. Contudo, os astrónomos pretendem utilizar as instalações da Goldstone Radar Antenna, na Califórnia, para conduzir observações da rocha até ao dia 24 deste mês.

Os astrónomos relatam que a última vez que este astro foi fotografado, encontrava-se a cerca de 23 milhões de quilómetros da Terra, mas, já na altura, em aproximação ao nosso planeta.

O asteroide que atualmente apresenta a maior ameaça para o planeta terra é o Bennu, uma rocha, que provavelmente aproximar-se-á diversas vezes da Terra nos próximos dois séculos – com sua aproximação mais próxima na terça-feira, a ser prevista para dia 24 de setembro de 2182, tendo a possibilidade de 1 em 2.700 de atingir nosso planeta.

A próxima vez que o asteroide fizer uma aproximação tão próxima – supondo que sua órbita não seja alterada por alguma outra rocha espacial, será por volta de 23 de fevereiro de 2150.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui